Sistema OCB lança site sobre Cooperativismo e Educação Política

Com o objetivo de fomentar o voto consciente, o exercício da cidadania, capacitar e dar voz para grupos de jovens, mulheres e lideranças para que sejam mais presentes nas decisões estratégicas para o movimento cooperativista e suas comunidades, o Sistema OCB criou o site Cooperativismo e Eleições 2022 onde reuni todas as informações e materiais do Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro 2022. 

 

O programa conta com cartilhas, cursos à distância, vídeos e outros conteúdos, fazendo com que o leitor, de forma imparcial, faça uma reflexão sobre a necessidade de maior representatividade do cooperativismo nas esferas do legislativo, federal e estadual. 

 

O site está organizado com os cinco eixos que compõem o Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasilieiro - Eleições 2022. O primeiro eixo é Propostas para um Brasil mais Cooperativo, apresenta como o movimento pode ser condutor para o desenvolvimento do país e traz propostas de políticas públicas para conduzi-las. O segundo eixo é Boas práticas de como atuarmos no processo eleitoral de forma responsiva, disponibilizando uma série de conteúdos informativos, incluindo a cartilha “Cooperativismo e Eleições.”

 

No terceiro eixo, intitulado Comunicação e Mobilização Digital, há um plano de comunicação que valoriza e compartilha ações efetivadas por parlamentares defensores de políticas públicas, legislações e regulamentações que promovem negócios favoráveis ao cooperativismo. Além disso, está disponível um kit de vídeos, cards e diversos materiais informativos em prol da difusão do cooperativismo nos três poderes. Prestação de contas da atuação de parlamentares é o quarto eixo, que por meio de plataforma online e interativa, visualiza a atuação dos políticos através de senha e login disponibilizadas pelas unidades estaduais. 

 

O último eixo é voltado para engajamento, participação e representação cooperativista, com a promoção de um modelo de capacitação para a formação de lideranças cooperativistas que terão o papel de multiplicadores das ações do Programa de Educação Política para o Cooperativismo, com o intuito de engajar grupos de jovens, mulheres e demais núcleos organizados que possam replicar ações de engajamento e participação política em suas comunidades. Com carga horária de 14 horas, o conteúdo está disponível de forma online na plataforma Capacitacoop. Para acessar o conteúdo, é necessário obter login e senha, entrando em contato com a unidade estadual. 

 

Para o Presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PA, Ernandes Raiol, criar essa consciência é de suma importância para que o movimento esteja representado nos poderes. “Precisamos que as cooperativas, cooperados e colaboradores criem consciência porque tendo representantes nos poderes Legislativo, Federal e Estadual vamos ter as demandas do cooperativismo sendo vistas e colocadas em práticas, difundindo o movimento cada vez mais”, falou o Presidente. 

 

Acesse o site através do link: https://eleicoes2022.coop.br/

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.