Cooperativas são contempladas com equipamentos doados pela CODEVASF

O Sistema OCB/PA é responsável pelo fomento e defesa do movimento cooperativista no Estado, por isso, está sempre em busca de parceiros para o desenvolvimento das mesmas, atuando junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com entidades nacionais e internacionais, visando conquistas e avanços para as singulares. Através de emenda parlamentar, nos dias 14 e 21 de julho, na sede da FUNASA, foram entregues às cooperativas equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) por intermédio do Deputado Federal Eduardo Costa.

 

A parceria é resultado do trabalho de articulação política do Sistema OCB/PA que apresentou aos deputados federais e estaduais o documento “Demandas Qualificadas das Cooperativas Paraenses para Emendas Parlamentares”. Na Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), quando foi exposto o potencial dos produtos e serviços das singulares, foi feito o levantamento do que cada cooperativa necessita para o fomento de suas atividades.  

 

O resultado dessa parceria aconteceu no dia 27 de junho, na sede da FUNASA, quando houve a cerimônia de entrega dos equipamentos para serem distribuídos às cooperativas, com a presença do deputado e do governador do Estado, Helder Barbalho. 

 

A Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia, CART, foi a primeira agraciada, no dia 14, com a entrega do caminhão e de equipamentos para melhorar a produção. Jeane Carvalho, gerente geral, foi quem representou a cooperativa.

 

“Ficamos extremamente felizes por termos sido contemplados com esses bens que vão ser extremamente úteis para o nosso dia a dia. Parecia algo irreal para nós, e quando soubemos que receberíamos o caminhão para utilizarmos no transporte dos nossos produtos, uma sensação de gratidão, de sonho realizado, de agradecimento tomou conta de todos nós que fazemos parte da CART, e recebemos com muita alegria e comemoração estes bens”, disse que gerente. 

 

No dia 21, a cooperativa agraciada com os equipamentos foi a Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá, COOPAMIGS. Quem representou a cooperativa foi a diretora presidente, Maria Silva, contou que as doações chegaram em uma boa hora e vão auxiliar no desenvolvimento e na produção.

 

“Chegou em uma boa hora, porque vai ajudar na a escoar a produção, vai diminuir custos na questão da logística, e eu tenho certeza que vai gerar uma renda melhor. Tudo isso graças a OCB/PA e toda a sua equipe que são engajados em buscar melhorias para as cooperativas”, contou a diretora. 

 

A Codevasf tem uma atuação limitada ao Estado do Pará, beneficiando apenas cooperativas de municípios que têm cobertura da empresa. Dessa forma, a OCB/PA foi vista como um instrumento de desenvolvimento local. 

 

“Nós, de por muita boa fé, recepcionamos esses equipamentos e estamos dando vazão a eles, entregando para as cooperativas e elas vão desenvolver lá os seus municípios. É muito gratificante saber que a OCB pode ser um mecanismo para que isso chegasse na ponta, a gente se sente realizado”, disse a assessora jurídica do Sistema OCB/PA, Nelian Rossafa.

 

Nelian fala que em nome do Sistema OCB/PA que foi muito bom ver as cooperativas sendo contempladas, sabendo que farão bom proveito dos equipamentos. “Nós já amamos o cooperativismo, amamos fazer o que a gente faz e ver que podemos contribuir um pouquinho mais é recompensador. Posso falar isso em nome do nosso Presidente Ernandes Raiol, do nosso Superintendente Júnior Serra”, completa a assessora jurídica. 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.