Pedal da Cooperação irá beneficiar instituições sociais

 

Uma programação de saúde e lazer, mas também uma oportunidade para colocar em prática os princípios cooperativistas. O 1º Pedal da Cooperação irá beneficiar instituições sem fins lucrativos de Belém e Icoaraci. Todos os inscritos deverão doar 3kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Instituto Áster, Creche Lar Cordeirinho de Deus, Casa do Menino Jesus e Creche Professora Edelburga Queiroz.
A programação ocorrerá no dia 28 de agosto, domingo, às 7h, no Portal da Amazônia. Faça já sua inscrição e entre nessa corrente do bem!

 

Conheças as instituições


O Instituto Áster nasceu em 2014 com a necessidade de ajudar crianças em tratamento de câncer, levando o entretenimento para os pacientes dentro dos hospitais para aliviar essa fase conturbada. Laços foram sendo criados e a ajuda ultrapassou os muros dos hospitais, chegando na casa desses pacientes através de doações de cestas básicas e kits de higiene básica. Hoje, 140 crianças são atendidas mensalmente, na sede localizada no bairro de Fátima, e todas as despesas do instituto são custeadas com doações da comunidade e por meio de bazar.

Denis Souza, um dos coordenadores da organização, conta que atualmente as doações declinaram e a ação traz motivos de felicidade e de alívio. “Vai viabilizar a nossa carga emocional tanto quanto a física, já que às vezes não conseguimos arrecadar tudo o que queremos, e com essas doações, vamos abastecer o nosso estoque para os meses posteriores. Ficamos muito felizes e emocionados com essa iniciativa”, falou.

Fundada em 2005, a Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, no bairro de São Brás, acolhe crianças de famílias desfavorecidas economicamente ou em situação de vulnerabilidade. No início, eram apenas 40 crianças e as atividades eram meramente lúdicas e de entretenimento. Atualmente, 320 crianças de até 13 anos são recebidas com um trabalho desenvolvido em período integral, sendo monitorado e direcionado por educadores e monitores. Em paralelo, são promovidas ações e atividades com as famílias, oferecendo serviços sociais básicos, fortalecendo vínculos familiares e das responsabilidades enquanto pais ou responsáveis.

Para Noemi de Lima, fundadora e diretora da creche, o Pedal da Cooperação é uma grande iniciativa, que pode acabar inspirando outras instituições. “É muito importante para a nossa entidade que tem muita dificuldade. Essa ação vai trazer muitos benefícios para as nossas crianças e isso vai fazer com que outras instituições também façam mais ações”, disse a presidente.

Oriunda de Fortaleza, a Casa do Menino Jesus foi inaugurada em Belém, em 1999, com o intuito de acolher crianças e adolescentes, juntamente com os seus responsáveis, sem condições de custear o tratamento na cidade, vindos do interior e de outros estados para tratamento de câncer e de outras enfermidades. Mensalmente, a entidade recebe, em média, de 50 a 60 assistidos.

Denise Silva, auxiliar administrativo, agradece emocionada a escolha da instituição para receber as doações. “Agradeço imensamente por sermos agraciados pela ação, será um benefício enorme não só para a instituição, mas principalmente para as crianças, os adolescentes e as suas famílias que tanto precisam do nosso apoio nesse momento difícil", diz a auxiliar.

A Creche Professora Edelburga Queiroz, em Icoaraci, foi criada em 2010 pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COOCAVIP) com o intuito de ter um local para os filhos de cooperados ficarem enquanto trabalham. A creche foi montada majoritariamente através de doações e móveis reformados através da reciclagem. São 172 crianças, de 0 a 6 anos, no período integral e nos turnos da manhã e tarde.

Nádia Gomes, diretora financeira da creche, fala que com essa doação, os pais podem trabalhar sabendo que os seus filhos vão fazer refeições completas. “A alimentação é fundamental e essa doação vai ser muito importante. Os alimentos estão caros e o olhar para ajudar os nossos pequeninos, vai além deles, ajuda os pais a ficarem tranquilos.” conta.

 

Inscrições


O 1° Pedal da Cooperação será realizado no dia 28 de agosto, domingo, a partir das 7h, no Portal da Amazônia. A ação é promovida pelas cooperativas UNIMED BELÉM, UNIODONTO BELÉM, SICOOB COOESA e SICREDI NORTE, e conta com apoio do Sistema OCB-SESCOOP/PA e da Prefeitura de Belém.

As inscrições devem ser feitas no site www.paracooperativo.coop.br ou através do link https://forms.office.com/r/6NXNBz0fNu até o dia 21 de agosto. Para confirmar a inscrição, o participante deverá doar três quilos de alimentos não perecíveis, na sede do Sistema OCB/PA, localizado na avenida Conselheiro Furtado, 1693, no bairro da cremação, tendo direito ao kit que contém camisa, sacochila e garrafa estilo squeeze, que poderão ser retirados entre os dias 23 e 26 de agosto. As crianças atendidas, em especial as que estão em tratamento contra o câncer, apenas podem consumir alimentos que estejam no prazo de validade de no máximo até 3 meses.

“Estamos muito felizes em poder mobilizar as cooperativas em prol de causas tão importantes, que desempenham um papel inestimável em nossas comunidades. Por isso, reforçamos o convite para que todos participem e contribuam com a campanha”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.