DGRV faz chamamento de empresas especializadas em negócio agropecuário

Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), por meio de Termo de Referência publicado em seu LinkedIn Institucional, está selecionando empresas para prestação de serviço especializado junto a cooperativas agropecuárias do estado do Pará que fazem parte do Projeto Aceleracoop. Os interessados devem apresentar as suas propostas até o dia 10 de agosto de 2022, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Os serviços a serem contratados são:

  1. Legalização sanitária em agroindústria de castanha do Pará na Cooperativa Alternativa Mista dos Produtores Rurais do Alto Xingu – CAMPPAX – São Félix do Xingu/PA;
  2. Plano de aumento de eficiência produtiva em agroindústria de polpa de frutas na Cooperativa dos Produtores Rurais de Paragominas – COOPERURAIM – Paragominas/PA;
  3. Plano de apoio e monitoramento produtivo, articulando a participação de parceiros, como os residentes da UFRA/MAPA, para implementação junto aos cooperados produtores da bacia leiteira na Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP – Vigia - PA;
  4. Plano de melhoria do processo de aquisição de frutos de abacaxi, com elaboração e implantação de metodologia de Procedimento Operacional Padrão - POP's para a colheita, seleção, armazenagem e distribuição dos abacaxis in natura junto aos cooperados na Cooperativa dos Agricultores São Francisco – COOASAFRA – Floresta do Araguaia - PA

 

A execução das atividades de cada serviço deverá ter duração completa até 20 de novembro de 2022 (não prorrogável). Poderão se inscrever empresas e/ou consultores que tenham experiência comprovada em mentoria e prática assistida, objetivando a transferência de conhecimentos e metodologias às cooperativas-alvo.

 

O interessado, para estar apto deve ter experiência comprovada na realização de atividades de prática assistida, mentoria, processo participativo ou consultoria com objetivo de internalização de conhecimento; conhecimento e experiência específicos dos itens que são objeto de sua proposta; é desejável ter experiência de atuação com cooperativas agropecuárias na região amazônica, preferencialmente no Estado do Pará e capacidade operacional e técnica para atender com os requisitos e prazos estabelecimentos neste termo. 

 

O consultoria busca viabilizar as soluções nos temas: Legalização sanitária em agroindústria de castanha do Pará; plano de aumento de eficiência produtiva em agroindústria de polpa de frutas; plano de apoio e monitoramento produtivo e plano de melhoria do processo de aquisição de frutos de abacaxi, com elaboração e implementação de metodologia Procedimento Operacional Padrão (POPs) para colheita seleção, armazenagem e distribuição dos abacaxis in natura.

 

Mais informações no Termo de Referência desta contratação: https://lnkd.in/ebrz4J_R



AceleraCoop

 

A DGRV (Confederação Alemã das Cooperativas) e o Sistema OCB/PA desenvolveram em parceria, o programa Aceleracoop para cooperativas agropecuárias com o objetivo de fortalecer a gestão empresarial e comercial das cooperativas, além de organizar o quadro social e produção, para melhorias nas cooperativas e seus cooperados.

 

O projeto AceleraCoop possui três eixos de trabalho. O primeiro é o eixo “Identidade”, onde é aplicado o PAGC (Programa de Acompanhamento e Gestão das Cooperativas), atuando na área de legislação, com estatuto social, assembleias gerais, matrícula da cooperativa, fundos e contabilidade, administração fiscal, entre outros.

O segundo eixo é o de “Governança e Gestão”, que aplica o programa PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista) e trabalha temas como liderança, estratégia, processos, sociedade, resultados, formação e conhecimentos, por meio do Fundo Nacional de Qualidade. A partir desta evolução, vem o terceiro e último eixo, o “Desempenho”, que trabalha temas, como: indicadores de resultados financeiros, social, de recursos humanos, a fim de medir a sustentabilidade da cooperativa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.