XV SICOOPES discute sobre o cooperativismo

 

O cooperativismo é uma das áreas temáticas do XV Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES), que também promove a IV FECITIS. A programação iniciou nesta terça (23) e segue até a próxima sexta (26) no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal.

 

O seminário científico é um dos eventos acadêmicos mais importantes no cenário internacional, unindo cooperativismo, com pesquisa, inovação e tecnologia. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a construção do conhecimento e debates em diversas áreas de conhecimento.

 

"É um evento que reúne a sociedade, as cooperativas e agricultores com a comunidade acadêmica. É uma relação muito próxima. Até por isso, o campus de mostra como ator estratégico para todo o Estado, porque levamos a educação, a ciência e tecnologia para todo o Pará", afirmou Cláudio Rocha, reitor do campus IFPA Campus Castanhal.

 


No total, foram 311 trabalhos científicos submetidos, 1.815 inscritos, 17 minicursos e oficinas e 14 mostras de tecnologias sociais. O seminário científico tem por objetivo buscar contribuir de forma efetiva e significativa para a construção do conhecimento e debates em 7 áreas.

 

As temáticas são: Desenvolvimento Rural Sustentável; Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos; Engenharia de Alimentos, Tecnologias Agroalimentares e Sistemas Agroindustriais; Agroecologia, Agricultura Familiar Camponesa e Soberania Alimentar; Meio ambiente, Recursos Florestais e Recursos Pesqueiros; Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos; e Tecnologias Sociais, Tecnologias Educacionais e Assistivas e Tecnologia da Informação.

 

 

“A programação está bastante diversificada no campo do conhecimento científico. Foi pensada para agroecologia, economia solidária e cooperativismo. O desenvolvimento rural tem como um dos pilares centrais a inserção e a valorização do Cooperativismo, dentro da produção de alimentos e agregação de valor para beneficiar a sociedade como um todo”, afirmou o diretor geral do campus Castanhal, Adebaro Reis.

 

O evento científico é organizado e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França), e conta com o apoio do Sistema OCB/PA e do SESCOOP/PA.

 

“Temos esse convênio há anos para intercâmbio de estudantes e professores entre nossas universidades. O IFPA tem um importante trabalho de desenvolvimento rural na Amazônia. O que acontece aqui é fundamental para estimular uma forma de desenvolvimento sustentável que pode inspirar outros países como o nosso, na França", reiterou o Professor Dr. da Le Mans Université, François Laurent.

 

Um dos avanços que foram anunciados durante a cerimônia oficial de abertura foi a criação de um instituto da Universidade de Alicante no próprio campus do IFPA Campus Castanhal.

“Parabenizo a todos por este passo significativo. É um evento que vem consolidar nossa parceria e ampliar cada vez mais as ações acadêmicas em um viés prático, visando o desenvolvimento socioeconômico de ambos os países. É um avanço importante nas relações entre as universidades”, destacou o Professor Dr. da Universidade de Alicante, José Daniel Gómez.

 

 

EMPÓRIO COOPERATIVISTA

Um dos destaques do XV SICOOPES é a Feira da Agroecologia, que conta com a participação do Empório Cooperativista, a vitrine dos produtos das cooperativas paraenses. O espaço reúne o que há de melhor da agricultura familiar e artesanatos, mostrando o potencial do segmento na organização e na agregação de valor dos produtores.

 

O objetivo é apresentar para toda a sociedade e a comunidade acadêmica produtos de cooperativas com maior nível de beneficiamento, fomentando a abertura de novos mercados.

 

“Convidamos a todos para conhecer o espaço e se deliciar com farinhas, castanhas, licores, polpas de frutas, iogurtes, queijos e muito mais. De forma geral, parabenizamos o IFPA pela iniciativa, que tem difundido o cooperativismo no ambiente acadêmico”, finalizou Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.