OCB/PA articula ampliação de parceria com Alicante para todo o Brasil

 

 

Formação profissional e abertura de novos mercados são avanços a serem viabilizados pela ampliação da parceria com a Universidade de Alicante. Em reunião, ocorrida em Brasília na última segunda (22), representantes da instituição de ensino, OCB Nacional, OCB/PA e OCEPAR trataram sobre convênio para aprimorar ações acadêmicas por meio de um mestrado e doutorado compartilhado. Outra vertente é a comercialização de produtos brasileiros com as cooperativas de Alicante, na Espanha.

 

O Sistema OCB/PA já tem desenvolvido ações em parceria com a Universidade há aproximadamente 10 anos. Entre os resultados, a realização de um Mestrado Profissional em parceria com o IFPA Castanhal, Seminários Internacionais do Ramo Agropecuário, intercâmbios entre os países e articulações para fechamento de negócios entre as cooperativas. Em junho deste ano, por exemplo, a cooperativa Callosa d'en Sarrià visitou a CAMTA no Pará e assinou protocolo de intenções comerciais.

 

Diante das ações já executadas, o presidente da OCEPAR, José Roberto Ricken, convocou reunião com a OCB Nacional para ampliar a parceria, tanto no estado do Paraná quanto a nível nacional. Participaram da ocasião a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, o professor da Universidade de Alicante, José Daniel Gómez López e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Como desdobramento das tratativas, será marcada outra reunião online para dar andamento aos procedimentos necessários à assinatura do termo. No Pará, o IFPA Castanhal continuará sendo um elo acadêmico para a execução das ações. No Paraná, uma das possibilidades levantadas pela OCEPAR seria a parceria com a PUC.

 

“Será uma ação estratégica, porque poderemos levar a estrutura da parceria institucional que já temos com o Pará para todo o país, beneficiando os demais Estados com a formação nos quadros administrativos das cooperativas. Iremos, assim, ampliar o campo de estudos e a troca de conhecimentos e saberes”, afirmou José Daniel Gómez.

 

A atuação da Universidade já é tão expressiva no Pará que foi anunciada a criação do Instituto Universitário de Estudos Sociais na América Latina durante as programações do XV Seminário Internacional SICOOPES, que ocorre no município de Castanhal durante esta semana. O objetivo é aprofundar as relações institucionais e acadêmicas, promovendo o título compartilhado para os alunos. A coordenação do instituto irá funcionar na sede do IFPA Castanhal.

 

“Essa parceria tem trazidos frutos excelentes para os cooperativistas paraenses e iremos apoiar para que o cooperativismo brasileiro seja ainda mais beneficiado. Estamos estreitando os laços que vão além do ambiente acadêmico, com ações que, de fato, trazem melhoria na gestão e na comercialização das cooperativas”, completou o superintendente do Sistema OCB/PA Júnior Serra.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.