COOPERNORTE visita cooperativas agroindustriais no Paraná

Um dos princípios do movimento cooperativista é a intercooperação, onde as cooperativas trabalham em conjunto, através de estruturas locais, regionais e internacionais para compartilhar informações e conhecimento. Com o apoio do Sistema OCB/PA, a Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE) realizou um intercâmbio técnico, visitando as cinco maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, localizadas no Paraná, ao longo dos dias 8 e 12 de agosto.

Durante uma semana, os colaboradores, das mais variadas áreas atuantes dentro da cooperativa visitaram as sedes das cooperativas LAR, na cidade de Medianeira; a COPACOL, em Cafelândia; COOPAVEL, em Cascavel; COAMO, em Campo Mourão e C.Vale, em Palotina.

O objetivo das visitas foi entender o funcionamento e o processo organizacional de grandes cooperativas, ampliando a visão diante dos desenvolvimentos internos e externos, possibilitando dar passos mais assertivos e estratégicos à cooperativa.

Por ser uma cooperativa relativamente jovem, com apenas 10 anos de mercado, a vivência com intercâmbio técnico possibilitou enxergar o posicionamento em alguns processos aplicados durante esses anos e ampliando o panorama organizacional.

 

Ada Kenneth, Assistente de Marketing da Coopernorte, afirma quão proveitoso foram as visitas, e que o aprendizado vai ser colocado em prática ao longo do trabalho desenvolvido. “O conhecimento e experiência adquirida por nosso time de gestores se revelará em aplicações práticas através da apresentação de relatórios de inovação e planejamento, todos baseados nos processos apresentados pelos os departamentos das cooperativas em questão, direcionados à agroindústria”, conta.

Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Diego Andrade, representante do Sistema OCB/PA nas visitas, o trabalho desenvolvido pela entidade visa o desenvolvimento e prosperidade das cooperativas.

“A importância dessas visitas nas maiores cooperativas de agroindústria é buscar conhecimento direto da fonte. Conhecer e compreender as boas práticas desenvolvidas para adaptarmos e implementarmos na realidade das cooperativas paraenses.” diz o gerente.

“O papel desempenhado pelo Sistema OCB/SESCOOP-PA foi primordial para tal feito, pois entende-se a importância e seriedade das interrelações aplicadas pelo sistema. Além de toda a conexão gerada, a OCB/PA gerou assistência financeira, integração, comunicação para disseminar a força do cooperativismo da região norte. Afirmamos ainda que a OCB/PA é imprescindível para o crescimento de qualquer cooperativa, uma vez que busca está alinhada com os objetivos internos das cooperativas, transferindo sempre o que há de inovador no mercado.” completa a assistente de Marketing.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.