Encontro de comunicadores fortalece comunicação cooperativista

 

Visando fortalecer o movimento cooperativista através de elementos e estratégias de comunicação, o 2° Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paraense foi realizado na última sexta (19), em Santarém, no Hotel London, reunindo os pontos focais da área de comunicação das cooperativas no Estado.

Com o tema Co-Marketing: Comunicação e Intercooperação, o evento reuniu os profissionais de comunicação das cooperativas CREDNORTE, CACAUWAY, Unimed Belém, Sicredi Sudoeste MT/PA, Sicredi Grandes Rios MT/PA, COOPERNORTE, UNIMED Oeste do Pará, Sicredi Norte, SICOOB Transamazônica, SICOOB COIMPPA e SICOOB Unidas.

O primeiro momento do evento foi destinado ao compartilhamento de experiências, palestras, cases de comunicação e a apresentação do que vem sendo desenvolvido pela campanha SomosCoop, em nível nacional.

Samara Araújo, gerente de marketing e comunicação do Sistema OCB Nacional, explicou para os comunicólogos a nova onda do Movimento SomosCoop e ressaltou a importância do evento para debater a comunicação e o cooperativismo. “É muito importante esse alinhamento para que consigamos dar visibilidade para cada modelo de negócio, para cada cooperativa que esteve presente, porque, trabalhando juntos, teremos mais consistência na nossa comunicação e resultados mais efetivos.” conta.

 

Anfitriã, Andressa Aguiar, coordenadora de marketing da Unimed Oeste, ministrou a palestra Coopermarketing: Comunicação e Intercooperação, demonstrando que as cooperativas podem alinhar seus interesses e esforços para trabalharem juntas, almejando um resultado que não alcançariam sozinha, através de ações de marketing compartilhadas.

“Estamos há poucos dias de um congresso sobre competitividade, ele vem justamente para trazer características de mercado para dentro das cooperativas. O assunto abordado era justamente sobre isso, como pode utilizar uma ferramenta de marketing para trazer resultados palpáveis, para que essas cooperativas sejam financeiramente saudáveis também.

Ainda no primeiro momento, ocorreu o lançamento do Prêmio SomosCoop Pará, uma premiação que fará o reconhecimento de boas práticas de governança, gestão e responsabilidade social às cooperativas que participam dos programas do Sistema OCB-SESCOOP/PA, tornando uma forma de reconhecimento público pelas boas práticas adotadas, com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas.

“O objetivo do prêmio é fazer com que as cooperativas entendam que o Sistema OCB/PA pode disponibilizar tudo isso, incentivar que elas utilizem mais os programas do Sistema e que reconheçamos, nessas cooperativas aquelas que estão realizando boas práticas, que estão colocando os princípios cooperativistas para serem usados, avaliados e replicados", disse Diego Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA.

Além disso, foi lançada uma categoria destinada aos jornalistas, incentivando a divulgação do cooperativismo, potencializando o movimento no Estado.

O segundo momento do evento foi voltado para o workshop, onde foi colocado em prática todo o aprendizado absorvido na palestra de Coopermarketing. Para o coordenador do evento, Wesley Santos, o encontro fortalece e desenvolve a comunicação cooperativista no Pará, de maneira contínua, onde os comunicadores trocam experiências e vivências, além do aprimoramento intelectual.

"O que fazemos aqui, não é algo pontual, pelo contrário, damos continuidade em um trabalho já desenvolvido, só que com novas informações, novas estratégias e aprendizado em prol do desenvolvimento e prosperidade do cooperativismo paraense," falou o coordenador.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.