Cooperativas de mineração avançam na busca pelo desenvolvimento

A organização legal, produtiva e socioambiental das cooperativas de mineração é o grande objetivo das ações que estão sendo executadas pelo Sistema OCB/PA, pela FECOGAP e pela ANORO, junto ao segmento. Na última semana, a equipe técnica visitou algumas cooperativas de mineração vinculadas à FECOGAP nos municípios de Itaituba e Novo Progresso.

 

As atividades se iniciaram com as cooperativas: CGL, COOPERTRANS E COMIDEC, com a apresentação dos relatórios da autoavaliação assistida, através do Programa de Desenvolvimento da Gestão e Governança Cooperativista (PDGC). 

 

A partir dos resultados apresentado aos gestores, foram construídos planos de trabalho, apresentando as soluções de melhorias necessárias, definindo as prioridades, os prazos de execução e as evidências para comprovação dos resultados, ações que as cooperativas contarão com todo o suporte técnico da Equipe do Sistema OCB/PA.

 

As colaboradoras do Sistema OCB/PA, Luciane Fiel, Engenheira Ambiental, responsável pelo setor mineral e Maurília Souza, Contadora, responsável pelos Diagnóstico de Identidade Cooperativista, visitaram as cooperativas e destacaram a importância da orientação e acompanhamento que o Sistema oferece. “Auxiliar no crescimento e desenvolvimento das cooperativas é um trabalho contínuo e indispensável para fortalecer o setor cooperativista. Vamos continuar dando todo o suporte necessário, para que as cooperativas possam alcançar um maior nível de profissionalização e consigam alcançar ainda melhores e maiores resultados”, contou. 

 

Está sendo realizado também, processo de registro junto a entidade, entre as que solicitaram visita técnica, temos: COOPERMI, COOPERSUPA, COOPERBRASIL, UNIOURO E COOPEMVAT. Sendo importante ressaltar que para o registro, além da documentação necessária, é verificado realização de atos cooperativistas pela singular.

 

O presidente da FECOGAP, Amaro Rosa, agradece pela parceria e visa novas visitas. “Em nome da federação, quero agradecer as ações realizadas pelas colaboradoras do Sistema OCB/PA, Maurília e Luciane que é de suma importância para alavancar as cooperativas e, a partir dessa visita, outras já estão nos pedindo a visitação, in loco, para que a gente consiga orientar, da melhor forma possível, as nossas cooperativas no estado do Pará”, falou.

 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, frisa o comprometimento com as singulares monitorando e dando todo o suporte necessário para auxiliá-las no desenvolvimento. “Temos o compromisso de fortalecer e oferecer todo o suporte para o crescimento do cooperativismo. Monitorar as nossas cooperativas é um dos pilares para garantir e estimular os princípios cooperativistas”, disse.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.