Sicredi e FACIAPA formalizam parceria para desenvolver o comércio do Pará.

Cooperativa de Crédito e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará unem forças para desenvolver o empreendedorismo e a economia local.

 

 

Com o objetivo de desenvolver a economia local e fortalecer o segmento comercial no Estado do Pará, o Sicredi e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (FACIAPA) formalizaram a assinatura do termo de cooperação entre as entidades na última quarta-feira, em evento especial na sede da Associação Comercial do Pará (ACP) em Belém – PA. A parceria envolve apoio institucional mútuo em que as quatro cooperativas do Sicredi que atuam no Pará (Sicredi Norte, Sicredi Integração, Sicredi Grandes Rios e Sicredi Sudoeste MT/PA) oferecerão soluções financeiras direcionadas para atender a classe empresarial do comércio conforme a necessidade de cada região do Estado.

 

 

Segundo José Humberto Ribeiro, Superintendente da Sicredi Norte, “trabalhar para desenvolver as regiões em que estamos presentes, e tecer parcerias como esta, é fundamental para que possamos cumprir nosso papel em transformar a economia local de maneira positiva. Hoje, iniciamos uma parceria institucional que dará bons frutos, em que o Sicredi se alia a uma Federação que nos permitirá disponibilizar soluções financeiras que realmente façam a diferença para o empreendedor local. Temos condições de realizar ofertas vantajosas em relação aos bancos de varejo e estamos certos de que através do poder da cooperação, vamos contribuir para a geração de emprego, renda e prosperidade no Pará.”, destaca o executivo.

 

 

Através dessa parceria, as empresas associadas as 54 associações comerciais e empresariais que compõe a FACIAPA, terão acesso a condições especiais de crédito, investimentos e produtos financeiros para seus negócios com taxas diferenciadas da média de mercado, tornando a estruturação e expansão dos negócios locais mais sustentáveis economicamente, trazendo diversos benefícios para a região.

 

 

"Nos vemos essa parceria como uma construção de sucesso entre o associativismo e o cooperativismo. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará, tem um trabalho de fortalecimento da economia do associado e associações, e nada melhor que buscar parceiros que possam ajudar a obter esse resultado. E no Sicredi, nós temos visto exatamente isso, é um parceiro para todas as horas, tanto para ajudar em uma linha de credito, quando na construção de um trabalho que nós possamos dinamizar para todo o Pará. E isso nos estamos fazendo através das associações comerciais. Onde tiver uma associação comercial, o Sicredi sempre vai ser bem-vindo para construímos juntos um mecanismo de melhoria para a associação comercial, tanto para o associado, aquele que está na ponta, como do pequeno empresário, ao grande”, afirmou Alberto Oliveira, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (FACIAPA), que reforçou a importância da parceria entre o empresário e o Sicredi, nos benefícios dos gerenciamentos dos  negócios ligados ao comércio.

 

 

Soluções exclusivas como essas, que estarão disponíveis a todos os associados da FACIAPA, permitem um respiro ao dia a dia do negócio e impedem que o capital de giro das pequenas empresas seja comprometido pelo cumprimento de outras obrigações no âmbito bancário. Com essa parceria todos terão vantagens em melhora de prestação de serviços a seus clientes, que ganharão mais oportunidades no consumo dos produtos e serviços oferecidos pelo empresariado da região com o apoio do Sicredi.  

 

 

Leonardo Pinheiro, representante de uma das associações que compõe a FACIAPA e que esteve presente no ato da formalização desta parceria, considerou um "grande passo para o futuro da entidade, visto que antigamente, quando não existia a cooperativa no estado, com a chegada do Sicredi, veio a modalidade de crédito mais acessível, com taxas que poderiam ser discutidas na condição daquela região. Essa é a característica da cooperativa de crédito, e o envolvimento da comunidade com as decisões locais, sem contar que todo o dinheiro que circula dentro da instituição fica no nosso município. É uma segurança que a gente tem em trabalhar com o Sicredi, pois o Banco Central cobra hoje uma segurança extraordinária, tanto do banco, assim como cobra das cooperativas de crédito também”, esclareceu.

 

 

Outra iniciativa envolvida na parceria, é o trabalho de combate ao endividamento da população, da classe empresarial e seus colaboradores através de iniciativas de educação financeira promovida pelo Sicredi, que através do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, discute a necessidade de controle financeiro, uso inteligente de produtos financeiros e como manter uma relação sadia com o dinheiro. O programa é desenvolvido por um time de educadores especialistas, com pedagogos, matemáticos e profissionais experts em produtos financeiros, que realizam oficinas e cursos para as comunidades de maneira constante, itinerante e gratuita. Também é possível acessar materiais como cartilhas, artigos, dicas e vídeos no site do programa, direcionados a diversos públicos como crianças, jovens, adultos e microempresários, reforçando o compromisso da instituição financeira cooperativa em impactar positivamente a sociedade e fazer a diferença através do cooperativismo de crédito.

 

 

O Sicredi possui mais de 120 anos de tradição e está presente em 26 estados e no Distrito Federal. Em 200 municípios brasileiros, é a única instituição financeira presente, garantindo a inclusão financeira de populações inteiras. São mais de 2.600 pontos de atendimento em todo o país e mais de 6 milhões de associados, que segundo dados levantados pela instituição, até julho de 2022, reinvestiram mais de R$ 232,1 bilhões de reais nas comunidades em que atuam. Para conhecer as soluções financeiras do Sicredi para Pessoa Física, Empresas e para o agronegócio, assim como nossos programas e impacto social, acesse nosso site: https://www.sicredi.com.br/.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.