Cooperjovem retoma com nova metodologia

 

As cooperativas educacionais irão retomar a execução do programa Cooperjovem, que leva o cooperativismo às escolas, contribuindo para a formação de crianças e jovens, assim como para a construção de uma sociedade mais cooperativa, consciente e próspera. Em 2021 houve uma reformulação na metodologia do programa que se baseia em projetos, colocando o aluno no centro da aprendizagem e em julho deste ano, o SESCOOP/PA apresentou a novidade as cooperativas educacionais.

 

Para apresentar a metodologia, a Coordenadora do Cooperjovem, Melize Borges, no primeiro momento, visitou as cooperativas COOPERIET, em Tucuruí; CEAC, em Castanhal; COMEC, em Monte Alegre; SOSTENES, ATALAIA e CATARINA HUBER, em Santarém. 

 

A nova metodologia chamada Cooperjogo, é baseada na gamificação, ou seja, estratégia de ensino através de jogos, com uma participação ativa e prática, na qual os estudantes desenvolvem projetos através da conclusão de fases até chegar na última, que é a concretização. Após isso, um projeto será escolhido e colocado em prática, durante um ano, com base na necessidade da comunidade escolar ou dentro de sala de aula analisada pelo corpo discente.

 

De forma lúdica, a aprendizagem é executada em cinco fases: preparação, exploração, sonho, concretização e comemoração.

 

Todas essas fases são sustentadas por quatro eixos: cooperativismo, empreendedorismo, educação financeira e educação ambiental.

 

Para colocar o programa em prática, o SESCOOP/PA proporciona todos os recursos para as cooperativas educacionais disponibilizados através do SESCOOP Nacional, com materiais metodológicos e formação de instrutores. 

 

 

“Fomos apresentar às cooperativas educacionais o programa reformulado, onde a nova metodologia é ativa e o aluno aprende sobre o cooperativismo e seus benefícios na prática. Tudo começa a partir das necessidades, do olhar crítico onde a cooperativa está inserida na escola e com base nisso, o projeto será criado e trabalhado durante um ano”, enfatizou Melize. 

 

Dentre as cooperativas visitadas, a CEAC, de Castanhal, já formou professores e está apta para iniciar o projeto. Os professores das demais singulares serão formados nos próximos meses.

 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, explica a importância de propagar o cooperativismo através das crianças e jovens. “As crianças e jovens são o futuro e ter contato com o cooperativismo desde cedo faz com que elas cresçam com os ideais cooperativistas, colaborando para um mundo mais justo, próspero e coletivo”, contou.

 

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