Dia C Belém: 2,3 toneladas de alimentos foram doadas para entidades sociais

O 1º Pedal da Cooperação em Belém provou que cooperar é construir, juntos, uma sociedade melhor. Com a doação dos 3kg de alimentos de cada participante, o movimento conseguiu arrecadar um montante de 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis para instituições sociais. A entrega foi feita na última sexta (09) pelo Sistema OCB/PA e pelas cooperativas SICREDI NORTE, SICOOB COOESA, UNIMED BELÉM, UNIODONTO BELÉM e COOPANEST-PA.

 

Os alimentos não perecíveis foram destinados ao Instituto Áster, Creche Lar Cordeirinho de Deus, Casa do Menino Jesus e Creche Professora Edelburga Queiroz.

 

Para Noemi de Lima, fundadora e diretora da Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, toda doação é bem-vinda, já que os alimentos não perecíveis irão alimentar não apenas as crianças, mas os familiares também. Fundada em 2005, a Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, no bairro de São Brás, acolhe crianças de famílias desfavorecidas economicamente ou em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 320 crianças de até 13 anos são recebidas com um trabalho desenvolvido em período integral. 

 

“O alimento é prioridade para essas crianças. Uma criança bem alimentada vai ter saúde, e se ela tiver saúde, vai ter uma boa vivência e educação. Lutamos muito para sobreviver e eu agradeço, primeiramente, a Deus por essa ação tão linda. Parabéns, em nome das nossas crianças.”, afirmou Noemi.  

 

A representante da Casa Menino Jesus, mencionou a importância dessas doações para as crianças e familiares que chegam na capital para o tratamento de enfermidades, que muitas vezes não tem condições financeiras para custear a estadia e alimentação durante esse período. Mensalmente, a entidade recebe, em média, de 50 a 60 assistidos.

 

“Agradeço em nome das crianças acolhidas na casa que dependem das doações porque a casa vive 100% das doações. Obrigada a todos os cooperados porque ações como essa fazem a casa perdurar”, afirmou uma das coordenadoras da Casa, Denise Souza.

 

O Pedal ainda beneficiou a Creche Professora Edelburga Queiroz, em Icoaraci, que foi criada em 2010 pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COOCAVIP) com o intuito de ter um local para os filhos de cooperados ficarem enquanto trabalham. São 172 crianças, de 0 a 6 anos, no período integral e nos turnos da manhã e tarde.

O Instituto Áster também foi beneficiado pela campanha. O projeto auxilia crianças em tratamento de câncer, levando ações para pacientes dentro dos hospitais para aliviar essa fase conturbada. Também promove doações de cestas básicas e kits de higiene. Hoje, 140 crianças são atendidas mensalmente, na sede localizada no bairro de Fátima.

 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, frisou que o objetivo é realizar ações corriqueiras para que as instituições sociais sejam beneficiadas com mais frequência. “Hoje, o nosso desafio é não ser uma ação pontual. O nosso compromisso é encontrar meios de realizar ações contínuas para os benefícios serem contínuos. As cooperativas querem encontrar a melhor forma de ajudar essas entidades”.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.