Produtores da Ilha do Palheta (Marajó) irão constituir cooperativa

Enxergar as possibilidades do cooperativismo em transformar a realidade de comunidades onde está inserido é um dos princípios do movimento. Foi exatamente o que aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, na Ilha do Palheta, em Muaná, no Marajó, com a constituição da Cooperativa Ecoflorestal da Amazônia Oriental (COOPERAMOR) por meio do Sistema OCB/PA.

 

Foram dois dias na ilha para direcionar as informações necessárias. No primeiro dia, foi realizada palestra sobre cooperativismo e processos de orientação. No segundo dia, houve a constituição da cooperativa, contando com 47 pessoas inicialmente. 

 

Todo o processo de constituição será via incubadora de cooperativas (Incubcoop), auxiliando na execução administrativa e contábil. Em seguida, terá o retorno para a formalização da entrega dos documentos. Após formalizado, pode realizar outros cursos doutrinários do cooperativismo e assim iniciar o registro ao Sistema OCB.

 

 

A cooperativa surge após diversas ações da entidade na comunidade durante o ano de 2020. A primeira vez, em outubro, foi iniciado o levantamento para construção de um projeto de um sistema alternativo de saneamento por meio de banheiros secos ecológicos, em parceria com a Unimed Belém. Além disso, houve um levantamento sobre as potencialidades econômicas e produtivas da comunidade, posteriormente visando a criação de cooperativas agropecuárias e de trabalho, produção de bens e serviços. 

 

Em dezembro do mesmo ano, os moradores da comunidade receberam a ação Natal Solidário, parceria entre o Sistema OCB/PA, Unimed Belém, Prefeitura de Muaná e Amigos do Palheta, sendo distribuídos brinquedos, kits escolares, lanches, cestas básicas e realizadas brincadeiras e sorteios.

 

A partir dos levantamentos e de todas as ações, surgiu a constituição da COOPERAMOR para realizar a extração do açaí e de outras oleaginosas como andiroba e murumuru, justamente para iniciar o extrativismo e organizar a produção para comercializar no mercado, consequentemente tornando uma fonte de renda para os futuros colaboradores.

 

Ernandes Raiol, Sistema OCB/PA, comenta o potencial visto nas primeiras ações na região, frisando o compromisso da entidade no desenvolvimento da singular. “Quando realizamos as ações em 2020, foi observado um grande potencial na região. Vimos o quão importante será a cooperativa e como irá transformar a vida dessas pessoas, por isso, vamos auxiliar no desenvolvimento para que possa ser próspera, além de difundir os valores e ideias cooperativistas para um mundo melhor e mais justo.”

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.