ACELERACOOP tem promovido maior engajamento da gestão das cooperativas

O Cooperativismo pressupõe a construção coletiva de resultados e o engajamento de todos dirigentes e cooperados é indispensável para o desenvolvimento do negócio, sendo este um dos principais avanços que estão sendo obtidos pelo Projeto ACELERACOOP. O Pará é um dos estados beneficiados por este projeto Nacional do Sistema OCB que busca o fortalecimento das cooperativas em seus processos de governança, gestão, mercado e produção. 

Na última semana, por exemplo, uma das ações do Projeto foi a realização do Workshop de Lideranças promovido pelo Sistema OCB nas Cooperativas COOPERURAIM e CASP que teve por objetivo preparar dirigentes para a implementação de soluções organizacionais, tais como o 1º Encontro Cooperativista de cada Cooperativa a ser realizado na última semana deste mês por cada cooperativa junto a seus respectivos cooperados, e também um Intercâmbio Técnico a ser realizado junto à cooperativa agropecuária COAFRA que também esteve presente no Workshop representada por seu Presidente Joel Linhares que contribuiu com a troca de experiências e exposição de seu modelo de gestão do negócio da cooperativa.

Aumentar o engajamento e o comprometimento do quadro diretivo na realização de suas atribuições, foi um dos principais resultados alcançados neste Workshop de Lideranças em que eles também apresentaram os resultados dos diagnósticos realizadas em suas cooperativas, compartilharam e validaram o plano de ação coletivamente construído com apoio técnico do Projeto Aceleracoop, além de terem feito repactuação das responsabilidades da diretoria.

Ainda como desdobramento das ações, o Sistema OCB/PA realizará nesta semana um Workshop de Alinhamento do Aceleracoop onde participarão representantes do Sistema OCB Nacional e Unidades Estaduais da Região Norte, Pará e Rondônia. Por ser um projeto que ainda está em fase de desenvolvimento, é necessário realizar análise situacional para que novas estratégias metodológicas sejam criadas, visando 2023-2025 onde novas cooperativas agrofamiliares (central e singulares) serão atendidas pelo programa.

Além da participação da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, do Sistema OCB Nacional, e dos comitês estaduais Pará e Rondônia, participarão as cooperativas CCAMPO e Cooperuraim, atendidas pelo programa, em fases distintas, e empresas de consultoria que promovem ações técnicas a essas cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, reforça a importância do programa no desenvolvimento das cooperativas. "Cada vez mais iremos alinhar para que vejamos as necessidades que surgem, dessa forma, entregamos um serviço com excelência, que a cada dia se torna importante para as cooperativas de pequeno porte, fortalecendo cada vez mais o movimento cooperativista no Estado", conta.

Sobre o ACELERACOOP

O projeto ACELERACOOP desenvolve soluções de crescimento organizacional para cooperativas agropecuárias de pequeno porte, localizadas nas regiões norte e nordeste, para as mesmas sejam capazes de conduzir seu próprio desenvolvimento, fornecendo soluções voltadas à melhoria de seus processos de gestão e de governança para que a sua participação no mercado seja fortalecida, consequentemente, ampliando seus resultados econômicos e contribuindo para a sustentabilidade.

Para que isso aconteça, o programa conta com o diagnóstico das singulares e no ambiente de negócios a partir dos pilares: Mercado, Verticalização da Cadeia, Gestão, Produção e Organização dos Grupos Produtivos.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.