Cooperativas paraenses participam do 1° Encontro Nacional de Cooperativas Mirins

É durante a infância que os valores mais importantes do ser humano são formados, tornando uma fase propícia para fomentar o cooperativismo. As Cooperativas Mirins Flor do Norte e a Cooperativa Guamá Primeira do Norte são um bom exemplo disso. As singulares participaram do 1° Encontro de Cooperativas Mirins e Escolares, em Toledo, no Paraná, no início de outubro, promovido pelo Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), por meio do Sescoop/PR.

 

Com o tema Coopa Cooperativa de Futebol, o encontro teve como propósito demonstrar que no sistema cooperativo todo mundo ganha, mas para que isso aconteça todos precisam jogar juntos.

 

A presença das singulares no evento foi muito importante para as crianças cooperadas, ampliando seus horizontes e principalmente praticando a intercooperação. Victor Ramos, professor e orientador da Cooperativa Flor do Norte, conta que vivenciar esse momento foi algo único e enriquecedor. “Quando a gente tem a oportunidade de manter contato com outras crianças, onde o cooperativismo é muito forte, onde conseguimos perceber o que realmente funciona, conseguimos ver os frutos, ver os trabalhos apresentados, então eles voltaram muito mais motivados.” disse o orientador. 

 

As cooperativas são apoiadas pelo Instituto Sicoob, Sicoob Cooesa e Sistema OCB/PA. Para a Andrea Nauar, Diretora Superintendente do Sicoob Cooesa, fazer parte e apoiar esse projeto é gratificante para que o cooperativismo veja externado para as famílias, amigos e pessoas que convivem com essas crianças. 

 

“Acreditamos que a perenidade do cooperativismo está interligada com o desenvolvimento das crianças, de forma prática, com as atividades de uma cooperativa. As crianças das cooperativas mirins, estão aprendendo o que é ser cooperativista, o quanto esse trabalho em união, pode ajudar a todos, a comunidade, o interesse genuíno pela ajuda e crescimento mútuo, da cooperativa e de seus cooperados” explica a diretora. 

 

Mineia Silva, professora e orientadora da Cooperativa Guamá Primeira do Norte, frisa que essa participação irá amadurecer cada colaborador mirim, possibilitando uma infinidade de meios para cooperar e tornar as singulares prósperas. “Foi muito importante o Sicoob oportunizar a participação desse encontro para as cooperativas mirins entrarem em contato com outras cooperativas para conhecer, socializar e idealizar novos meios de cooperar. Dessa forma, observando outras cooperativas, iremos desenvolver e prosperar ainda mais.” fala a professora.


 

Coops mirins 

 

Fundadas em 2017, no bairro do Guamá, as cooperativas surgiram para transformar a realidade de filhos e pais através do cooperativismo, desenvolvendo uma educação comprometida com valores cooperativistas empoderando crianças e jovens, além de promover ações de formação de professores. 

 

A Cooperativa Flor do Norte é formada por crianças de 8 a 13 anos e a Cooperativa Guamá Primeira do Norte é formada por adolescentes de 14 a 17 anos, ambas com a sede no ECNB - Espaço Cultural Nossa Biblioteca, no Guamá.  

 

“Eles levam essa filosofia para suas vidas em família, na escola, cooperando. Nossas crianças precisam saber o quão relevante é o cooperativismo para um futuro com crescimento justo e sustentável, e que não basta esperar, mas cada um fazer a sua parte.” complementa Andrea Nauar.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.