Círio 2022: Cooperativas recolheram cerca de 45 toneladas de resíduos

 

As festividades do Círio de Nazaré reúnem uma multidão de devotos e participantes nas ruas da cidade de Belém durante as procissões, gerando toneladas de resíduos descartados incorretamente. Para tornar a festividade mais sustentável, a diretoria do Círio selecionou algumas cooperativas de reciclagem vinculadas ao Sistema OCB/PA para participar do projeto Ecocírio, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, durante as duas principais romarias, a Trasladação e o Círio. 

Cinco cooperativas participaram e juntas coletaram cerca 45 toneladas de materiais recicláveis entre garrafas pet, papelão, copo e alumínio, foram elas: Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol,Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas (COOTARAL), Cooperativa de Trabalho dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém  (ACCSB) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP).

 

No dia 6 de outubro, uma reunião foi realizada na sede da Diretoria de Resíduos Sólidos, definindo as diretrizes de atuação das cooperativas, à medida em que a procissão passasse houvesse o recolhimento dos materiais, de forma organizada para que todas as singulares obtivessem êxito na hora. Os resíduos serão comercializados pelas próprias singulares. 

 

Para o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a atuação das cooperativas de reciclagem vinculadas à entidade foi exemplar e destacou a importância da participação no projeto. “A coleta seletiva é um trabalho de extrema importância para o meio ambiente, e ver os nossos cooperados participando desse evento é gratificante, além de proporcionar renda para eles. O projeto EcoCírio é de suma importância, ele trabalha a sustentabilidade na maior manifestação católica do mundo e leva isso para os romeiros, fortalecendo cada vez mais a cultura da reciclagem e a conscientização ambiental.” pondera o presidente. 

 

Maria do Socorro, representante da ACCSB, atua há mais de 20 anos como coletora e sempre trabalhou no Círio, mas esse ano teve um grande diferencial, a organização para exercer a retirada dos resíduos das ruas. “Tivemos uma ajuda muito grande. Principalmente depois da pandemia que enfrentamos, voltar a trabalhar no Círio é muito gratificante. Eu sempre trabalhei no Círio, mas esse ano, a experiência foi muito boa por causa das parcerias. Estou muito agradecida e agora, fazendo parte do Sistema OCB/PA os próximos anos irão ser melhores.” conta Maria.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.