Sistema OCB/PA atua no desenvolvimento das cooperativas minerais

Acompanhar para adequar e desenvolver é um dos objetivos do Sistema OCB/PA, da FECOGAP e da ANORO para com as cooperativas de mineração, por meio de ações de monitoramento. Durante os quinze primeiros dias de outubro, no Distrito de Moraes Almeida e nos municípios de Itaituba e Novo Progresso, a equipe técnica realizou visitas em singulares, visando atendê-las com o interesse em registrar e acompanhar a atualização cadastral das já registradas junto ao sistema.

Algumas das cooperativas visitadas estão com a documentação em análise, esse é o caso da COOPA, COOPEMIC, COOP. MISTA DO SURUBIM e UNIOURO. Já a COOPERMIX e COOPERMINE foram orientadas e dúvidas foram esclarecidas sobre as exigências para iniciar o processo de registro. Ainda nas questões documentais, a COOPOURO encaminhou documentações para atualização cadastral.

Para uma cooperativa ser registrada, é necessário uma visita técnica para iniciar todo o processo, sendo importante ressaltar que além da documentação, é verificada a realização de atos cooperativistas pela singular.

A colaboradora do Sistema OCB/PA, Luciane Fiel, Engenheira Ambiental, responsável pelo setor mineral acompanhou todas as ações e destacou a importância dessas visitas e acompanhamento que é oferecido pela entidade. “É importante estar na ponta do processo para vivenciar a realidade das cooperativas de garimpo para melhor entendê-las e atendê-las. Além disso, o interesse e a busca das cooperativas para iniciarem o registro junto ao sistema é um passo importante para sua regularidade, adequação e desenvolvimento e um degrau em busca da desmistificação da atividade garimpeira" falou a colaboradora.

Além disso, houve levantamento de dados e número de garimpeiros atuantes na comunidade do Mamoal, incentivando novos cadastros e atualização de dados dos cooperados. A equipe técnica também realizou atendimento aos cooperados da cooperativa CGL, renovando cadastros e troca de carteirinhas.

O Presidente da Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP), Amaro Rosa, agradece à entidade por todo suporte nessa missão de regularizar e orientar. "A federação agradece ao Sistema OCB/PA, com essa parceria iremos trazer mais cooperativas regularizadas para a entidade, onde terão o respaldo e estarão habilitadas para participar de leilões de ofertas de áreas e editais. Quero agradecer ao nosso presidente Ernandes Raiol e ao Superintendente Júnior Serra que quando a federação propôs as ações, eles não mediram esforços para realizá-las."

Ernandes Raiol, Presidente do Sistema OCB/PA, frisa o comprometimento com as singulares do segmento mineral, monitorando e dando suporte para auxiliá-las no desenvolvimento. “Temos o compromisso de fortalecer e oferecer todo o suporte para o crescimento do cooperativismo. Monitorar as nossas cooperativas é um dos pilares para garantir e estimular os princípios cooperativistas”, disse

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.