Parceria com a APEX Brasil gera frutos para cooperativas paraenses.

Promover os produtos e serviços das cooperativas no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira são alguns dos benefícios gerados pela parceria. Estão sendo feitas ações diversificadas, como apoio à participação de cooperativas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios.

 

Em abril deste ano, a equipe técnica do Sistema OCB/PA acompanhou a visita de representantes da Apex Brasil, da área de negócios, e do Sistema OCB Nacional à CAMTA, em Tomé-Açu. O objetivo foi conhecer o potencial da cooperativa para exportação e, durante a visita, foi apresentado o programa de apoio das instituições para a participação de cooperativas em feiras internacionais.

 

A partir dessa visita, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), com o apoio do Sistema OCB/PA, convidou a CAMTA para participar da maior feira internacional de setor alimentício, a SIAL Paris 2022, na França, realizada nos dias 15 a 19 de outubro. 

 

“Tivemos um feedback muito positivo da CAMTA sobre a primeira participação da cooperativa em uma feira internacional, e justamente na maior feira de alimento da Europa, onde apontaram os vários novos contatos que fizeram para desenvolver a comercialização alinhado com o objetivo maior que é dar mais visibilidade a CAMTA e divulgar os produtos e consequentemente gerar mais vendas”, afirmou o analista do Sistema OCB/PA, Deivison Pinheiro.

 

Na oportunidade, foi apresentado o PEIEX, implementado em todas as regiões do país. O Programa é voltado para qualificação para exportação oferecido para que cooperativas possam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura, orientando os cooperados de forma centrada para o mercado externo.

 

Além da CAMTA, outras cooperativas estão sendo assistidas pela APEX Brasil, que é o caso da COOAFAC, de Canaã dos Carajás, e da COOASAFRA, de Floresta do Araguaia, indicadas para o programa PEIEX, participando da primeira etapa 100% online.

 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, frisa que todo suporte é dado para que as cooperativas se desenvolvam e cheguem a níveis internacionais para mostrar a força da agroindústria paraense. “Ver o retorno dessa parceria dar certo é o sinal de que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para que outras cooperativas representem o Pará no exterior e o principal, que se desenvolvam cada vez mais” disse o presidente.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.