Cooperativas paraenses conquistam Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

 

O Pará abrilhantou o palco da 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano de 2022, realizada pelo Sistema OCB, na noite da última quarta-feira, 07. Pela primeira vez, o cooperativismo paraense foi reconhecido e premiado com o segundo lugar na categoria intercooperação, através da intercooperação das cooperativas de agricultura familiar de Santarém, oeste do Estado, a COOPAFS e a CCAMPO.

O projeto foi selecionado pela Fundação Cargill e recebeu um aporte financeiro destinado a compra de insumos agrícolas, mudas e sementes que foram doados aos cooperados de forma gratuita para que as atividades fossem retomadas, justamente pensando em conciliar a produtividade e sustentabilidade com foco na geração de renda coletiva.

Aterrizar em solo paraense com o prêmio nacional é fruto da responsabilidade social realizada pela cooperativa COOPAFS, idealizadora do projeto, levando esperança para os cooperados e colaboradores, em união com a CCAMPO.

“O projeto devolveu esperança aos cooperados que tiveram a oportunidade de pensar nesse novo recomeço. o plano de capital de giro possibilitou aos agricultores uma chance de seguir em frente, mesmo em meio a tanta dificuldade, que foi o nosso caso. Foi o mínimo que nós, enquanto diretores da coopafs, poderíamos proporcionar aos nossos cooperados. E ter o apoio das instituições que acreditam no desenvolvimento da economia através de incentivos a pequenos agricultores foi fundamental para que hoje a gente estivesse sendo reconhecido nacionalmente no quesito intercooperação junto com a nossa parceira CCAMPO.” contou Lucilene Sousa, Presidente da COOPAFS

O segundo lugar é gratificante visto que a concorrência está a mais de 50 anos no mercado, mediante aos mais de 10 anos das cooperativas paraenses, mostrando que o cooperativismo paraense está cada vez mais em evidência.

Para Mário Zanelato, Presidente da CCAMPO,fazer parte desse momento é muito importante e gratificante, mostrando o cooperativismo da agricultura familiar atuante no estado. “A intercooperação é uma coisa que a gente sempre pratica entre as cooperativas do ramo agropecuário e também fora do ramo. Ficamos emocionados com a situação e trazer esse prêmio aqui para o Estado do Pará é uma coisa que as cooperativas da agricultura nunca tinham sido premiadas. Com isso, a gente reforça ainda mais esse trabalho de intercooperação e o cooperativismo.” disse o presidente

Para o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a premiação é fruto do quanto o cooperativismo paraense está crescendo e isso só mostra a sua potencialidade, onde as cooperativas vêm recebendo todo o apoio da entidade para esse desenvolvimento. “O Sistema OCB/PA é uma peça fundamental, onde busca toda e qualquer melhoria para fomentar as nossas cooperativas, levando informações e assistência jurídica, qualificação e visibilidade. Estamos muito felizes e emocionados de fazer parte desse momento único e que outras cooperativas possam pisar nesse palco para levar mais prêmios para o nosso grandioso estado.” fala emocionado Ernandes.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.