Prêmio SomosCoop|PA reconheu 12 cooperativas em 4 categorias

O cooperativismo paraense conheceu na noite de ontem as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop|PA. O anúncio foi feito durante a programação do Jantar de Confraternização do Sistema OCB/PA, evento que reuniu cerca de 350 pessoas ligadas às cooperativas de todo o Estado e autoridades públicas no Prime Hall, em Belém.

As cooperativas premiadas foram:
Categoria Busca Pelo Conhecimento
Cooperativa bronze: Catarina Huber (9 capacitações)
Cooperativa prata: COOPERNORTE (15 capacitações)
Cooperativa ouro: UNIMED Belém (44 capacitações)

Categoria Identidade Cooperativista
Cooperativa bronze: COOAFAC (62,90%)
Cooperativa prata: COEX Carajás (74,70%)
Cooperativa ouro: COOPERTRANS Itaituba (85,65%)

Categoria Gestão e Governança
Cooperativa bronze: SICOOB Coimppa (66,38%)
Cooperativa prata: SICOOB Cooesa (83,91%)
Cooperativa ouro: UNIMED Belém (94,20%)

Responsabilidade Socioambiental
Maior número de beneficiários (2.478): SICREDI Grandes Rios MT/PA/AM
Maior quantidade de voluntários (727): SICREDI Sudoeste MT/PA
Maior número de cooperativas envolvidas (6): TURIARTE


“Parabéns a todas as cooperativas premiadas, que, de fato, têm desenvolvido um trabalho fantástico e, assim, contribuído para o crescimento do nosso Estado. Ficamos ainda mais felizes por cooperativas de diversos segmentos econômicos terem se destacado, o que prova que independe de porte econômico para desenvolver um trabalho de excelência”, reiterou o superintendente do Sistema OCB/PA.


Todos os dados das cooperativas foram obtidos pela equipe do Sistema OCB/PA nas plataformas dos programas da entidade. As informações da categoria Busca pelo Conhecimento, que premiou as cooperativas que se destacaram na realização de cursos e Capacitações, foram obtidas a partir de dados do SESCOOP/PA e da plataforma CAPACITA COOP.

Já na categoria Identidade Cooperativista, foi avaliado o percentual de aderência aos critérios quanto à aplicação dos princípios cooperativistas, conformidade legal e boas práticas de gestão. Na categoria Governança e Gestão, foi avaliado o percentual de aderência aos critérios de excelência cooperativista quanto à sustentabilidade e competividade do negócio, que resultam na melhoria da gestão interna.

Por fim, a categoria Responsabilidade Socioambiental foi avaliada com base nos projetos cadastrados pelas cooperativas na plataforma do Dia de Cooperar.

As cooperativas vencedoras receberam troféus de reconhecimento e terão divulgação ampla nos espaços de mídia do Sistema OCB/PA no Jornal Liberal, Diário do Pará e na Rádio CBN Amazônia. As premiadas também poderão indicar um representante para participar do WCM, maior evento de cooperativismo na América Latina, que ocorrerá em 2023 em Belo Horizonte.

Os troféus foram produzidos pela cooperativa COOMFLONA, que hoje congrega mais de 200 cooperados na região oeste do Pará. O material utilizado na produção é 100% nativo e certificado com o selo FSC. A cooperativa, inclusive, é a responsável pela confecção de troféus da Copa Verde há 5 anos consecutivos. As cooperativas UNISEGUR, TURIARTE e COOFARMI patrocinaram a produção dos troféus.

Na oportunidade, também foram destacadas as cooperativas CCAMPO e COOPAFS de Santarém por terem sido as primeiras cooperativas paraenses premiadas em nível nacional no Prêmio Somos Coop Melhores do Ano. As singulares conquistaram o segundo lugar na Categoria Intercooperação, sendo reconhecidas em cerimônia oficial ocorrida em Brasília na última semana.

“Nossa gratidão a todas as cooperativas que participaram do nosso Jantar de Confraternização. Foi o evento que fechou nossas atividades em 2022, um ano de muitas conquistas e nada melhor que coroar esse momento com o Prêmio, para reconhecer boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas em todo o Estado”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.