UNICA fomentou a piscicultura no Acará

O Projeto Peixe-Verde teve como objetivo promover o uso de tecnologias sociais e sustentáveis para o desenvolvimento da piscicultura familiar como forma de complementar a renda dos produtores, bem como a subsistência e a segurança alimentar da comunidade. O projeto foi patrocinado pelo Banco da Amazônia e executado no ano de 2022 pela cooperativa UNICA na comunidade quilombola de Itacoã-Miri, localizada no município do Acará.

No decorrer das atividades do projeto, foram realizadas capacitações com a finalidade do aprimoramento do conhecimento dos quilombolas, beneficiando aproximadamente 22 famílias de quilombolas, assim como a implantação de 3 (três) sistemas de tanques de geomembrana para o cultivo de peixes nativos e a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para que o produtores tenham condições de gerenciar sua produção de forma eficiente.

O Projeto finalizado no mês de dezembro, contou com o patrocínio do Banco da Amazônia - BASA e com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural Sem Fronteiras - IDR, do Sindicato De Pesca Artesanais Do Baixo Acara (SINPABA) e da empresa Aquaplus LTDA.

"Iniciativas como o Projeto Peixe-Verde são excelentes quanto ao cunho socioambiental, pois, a UNICA busca levar às comunidades beneficiadas tanto a importância socioeconomica como a sustentabilidade ambiental. Onde além de oferecer o peixe, orientamos também a melhor forma de pescar, e apresentando quais as melhores alternativas para que a atividade seja satisfatória. Entretanto, esses projetos são só a base, a trajetória ainda é longa para atender todos os elos da cadeia produtiva da atividade", afirmou Clayciane Nascimento,
Diretora Presidente da UNICA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.