CTCOOP Cacau teve primeira reunião de 2023

 

 

O grande objetivo da Câmara Técnica Cooperativista do Cacau no Pará (CT COOP CACAU) é empoderar os produtores para que, juntos, transformem a sua própria realidade por meio da força do cooperativismo, ampliando e verticalizando a produção. Nesta semana, as cooperativas do segmento se reuniram em Marabá para discutir os próximos passos do projeto.

 

A reunião foi conduzida pelos coordenadores dos grupos de trabalho de Relações institucionais e Tributações; Assistência Técnica e Compras Coletivas; Crédito e Regularização. Estiveram presentes as cooperativas CAMPPAX, COOPATRANS, COOPERCAU, COOPOAM, COOPEAZUL, CAMAZON e COOPCAO/ CEPOTX, assim como as Instituições IPAM, SOLIDARIDAD, NÓS SOLUÇÕES, UNIFESSPA e SICREDI.

 

O Grupo de crédito discutiu formas de acessar capital de giro para antecipar o valor da compra das amêndoas do cooperado, evitando que os produtores recorram à venda aos atravessadores. O SICREDI Sudoeste MT/PA esteve presente, apresentando as linhas de crédito e formas de acesso.

 

Também se discutiu sobre a Regularização Fundiária e, como encaminhamento, o Sistema OCB/PA irá buscar aproximação com o INCRA, tendo em vista que as áreas dos cooperados se concentram, em grande parte, em terras sob jurisdição federal.

 

Já o grupo de Assistência Técnica discutiu sobre a criação de um modelo próprio de ATER para os produtores, criado pela própria câmara. O objetivo é que seja mais assertiva e com resultados práticos.

 

 

No grupo de Relações institucionais e Tributações, discutiu-se temas como diferimento fiscal sobre o ICMS e projeto de captação de fundo para instalar agroindústria que faça todo o processo de verticalização, desde a manteiga do cacau e o chocolate em pó. Em um primeiro momento, busca-se equipar as cooperativas para melhorar a qualidade da amêndoa e agregar valor maior ao cacau.

 

O maior resultado que pudemos identificar nessa reunião foi o aumento do empoderamento dos produtores de cacau como protagonistas de todo esse movimento. A ideia é realmente fazer com que consigam tocar o seu negócio de forma independente e autônoma, garantindo melhores condições para o produtor”, afirmou a técnica de operações do Sistema OCB/PA, Paola Corrêa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.