Cooperados da CCAMPO foram capacitados para atuar com Sistema Agrifotovoltaico

Em iniciativa pioneira no Brasil, a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e o Sistema OCB/PA promoveram o workshop de capacitação para Sistema Agrifotovoltaicos aos cooperados da CCAMPO. As obras para construção da Usina Solar na cooperativa já estão em execução e 50% da usina será elevada a 2,5m do solo para poder ser utilizada de forma “agrifotovoltaica”. Será feito o uso duplo do solo com geração de energia e produção agrícola.

A ação, ocorrida durante os dias 1 e 2 de fevereiro, também conta com a parceria do Instituto Ideal. A capacitação teve momentos teóricos sobre a energia solar fotovoltaica, sistemas agrifotovoltaicos, agricultura sustentável e suas peculiaridades. A prática foi voltada para o plantio e a utilização do espaço onde estão instaladas as placas, fazendo com que o produtor entenda de forma clara o funcionamento do sistema.

O objetivo dessa capacitação foi auxiliar a cooperativa nesse primeiro momento, que está executando a construção da sua Usina Solar, na forma de manejo desde o planejamento produtivo a tornar-se uma vitrine e um local de aprendizagem.

 

Para Mário Zanelato, presidente da cooperativa, ter realizado esse curso para direcionar os cooperados é fundamental para essa tecnologia onde há pouco conhecimento. “ É muito importante para alguns cooperados entenderem, principalmente quem mexe com verduras e tem espaço pequeno, para produzir e aproveitar esse espaço. O pessoal ficou muito contente, os produtores elogiaram muito os instrutores e estão cheios de ideias para desenvolver nas suas propriedades”, conta o presidente.

O Sistema agrovoltaico reúne a agricultura com a geração de energia solar fotovoltaica, resultando em uma combinação no uso mais eficiente e sustentável da terra.

Em até dois meses, os cooperados irão obter respostas sobre o que está dando resultado e o que não se adapta no sistema para aprimoramento, onde será gerado melhores resultados e melhorando a renda dos produtores.

“O curso foi muito bem aceito pelos produtores e cooperados da CCAMPO, realmente foi abraçado. A parceria DGRV e Sistema OCB/PA foi um acerto muito grande e eu fico muito feliz com o resultado aqui em Santarém.” conta a técnica de operações do Sistema OCB/PA Francisca Camilo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.