1ª Corrida e Caminhada da Cooperação em Belém reuniu mais de 3.000 atletas no Portal da Amazônia

concentração da corrida e caminhada 

 

Levar o cooperativismo para a sociedade por meio do esporte e da solidariedade foi o objetivo da 1ª Corrida e Caminhada da Cooperação, realizada no último domingo (16), no Portal da Amazônia. A ação foi promovida pelas cooperativas Unimed Belém, Uniodonto Belém, Sicredi Norte, Sicoob Cooesa, Sicoob Unidas, Cresol Transamazônica e Concaves e conta com apoio do Sistema OCB/PA.



No total, mais de 3 mil atletas amadores e profissionais participaram, sendo arrecadadas 6 toneladas de alimentos não perecíveis que serão distribuídas para duas instituições sem fins lucrativos de Belém e Icoaraci: Creche Lar Cordeirinho de Deus e a Creche Professora Edelburga Queiroz, vinculada a cooperativa de reciclagem COCAVIP, que atende filhos e netos de cooperados. 

 

O interesse pela comunidade é um dos principais princípios do movimento que norteou a ação. Com base nisso, boas práticas de atuação sustentável foram realizadas durante e após o evento, como a participação da Cooperativa de reciclagem CONCAVES, que coletou 65 quilos de materiais plásticos e 3,3 quilos de papelão. O material retirado do local teve a destinação correta e gerou renda para os cooperados da singular. 

 

1ª edição

 

A primeira edição da Corrida e Caminhada da Cooperação faz parte do Dia de Cooperar, campanha que desenvolve ações de responsabilidade social baseadas nos princípios cooperativistas. A concentração e chegada foi no Portal da Amazônia. Cada modalidade teve um percurso diferente. A corrida foi de 10 km, passando pela rua dos mundurucus, av. José Bonifácio, Av. Conselheiro Furtado, rua Cesário Alvin e Av. Bernardo Sayão, que a cada 3 km foram fixados pontos de hidratação aos participantes.

 

Já na caminhada, o percurso foi menor, de apenas 3 km, sendo percorrido dentro do Portal da Amazônia. Os oito primeiros colocados na corrida receberam 500 reais, sendo três mulheres, três homens e dois PCDs. 

 

No Portal da Amazônia, houve ação da Unimed Belém com aferição de pressão, medição de glicemia e orientações de saúde para os atletas. As cooperativas de crédito também realizaram ações interativas com os presentes para apresentar os seus serviços. Após o percurso, um lanche foi distribuído e cinco participantes foram sorteados, recebendo brindes doados pelas cooperativas SICREDI Norte, SICOOB Cooesa e SICOOB Unidas, dois vouchers de compras na loja esportiva Centauro e três kits de praia. 

 

Presidente do Sistema OCB/PA e diretores das cooperativas realizadoras com os vencedores de cada categoria da corrida

 

O evento terá espaço fixo no calendário do Sistema OCB/PA. O superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, parabeniza todos os envolvidos, em especial aos atletas que superaram seus limites. “Ver mais de três mil pessoas reunidas em prol do cooperativismo e da solidariedade, é muito gratificante. Isso mostra que estamos no caminho certo, mostrando como o cooperativismo vem transformando realidades e como ele pode ser uma solução econômica viável." conta o superintendente. 

 

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, ações como essa apresentam o cooperativismo para a sociedade e o seu impacto positivo social. "O cooperativismo tem esse compromisso com a sociedade, mostrando que podemos viver em um mundo mais justo e desenvolvido. Com essas ações, colocamos em prática todos nossos princípios, levando benefícios, como foi feito nesse grandioso evento.", disse o presidente.

 

A organização do evento contou com a orientação da equipe do Sistema OCB/PA

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.