AGO do Sistema OCB/PA deu início à 3ª FENCOOP

Por mais um ano seguido, o Sistema OCB/PA manteve o investimento de 70% do seu orçamento anual para a atuação finalística, promovendo o desenvolvimento das cooperativas paraenses. Os números foram apresentados na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade, que ocorreu na quarta (26), abrindo as programações da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP).

As pautas deste ano foram a prestação de contas do exercício de 2022 e apresentação do relatório de gestão, parecer do conselho fiscal e auditoria, proposta e aprovação orçamentária anual.

O Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, apresentou o relatório de gestão. Em seguida, o documento orçamentário anual foi aprovado com unanimidade, seguido do parecer do conselho fiscal e auditoria, que foram mostrados junto às perspectivas do Sistema OCB/PA para o ano de 2023.

“A AGO é o maior ato democrático do cooperativismo, é a oportunidade de mostrar para as cooperativas tudo que tem sido feito ao longo do ano, juntamente com a prestação de contas, prezando por uma gestão transparente”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A cerimônia contou com a presença de Tânia Zanella, Superintendente da OCB Nacional, que apresentou brevemente os resultados da entidade com mais de 4.850 cooperativas pelo Brasil. Tânia também relembrou o lançamento da Agenda Política, realizada em Brasília, que contou com a presença de autoridades políticas nacionais, dando destaque para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

 

Números
Um dos principais eixos de sua atuação em 2022 foi a Formação Profissional, que cresceu 13,3% em comparação a 2021, com um total de 278 ações para as cooperativas e um investimento de mais de R$ 700mil. No total, foram 1.096 ações realizadas pelo Sistema OCB/PA em 2022 com 69.551 pessoas beneficiadas, atendendo 1.211 cooperativas, grupos e entidades.


“Temos a satisfação de, hoje, poder dizer que 70% do recurso do Sistema OCB/PA é investido na sua atuação finalística para atendimento das cooperativas. Apenas 30% é utilizado na área meio, para a manutenção das nossas atividades. Isso nos proporciona ter maiores condições de contribuir ainda mais com o desenvolvimento das cooperativas”, afirmou o superintendente do Sistema
OCB/PA, Júnior Serra.

 

Texto: Letícia Lobato

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.