FENCOOP avançou na representação política e institucional

A Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) cumpriu mais uma vez com sua missão de estreitar os laços políticos e institucionais com entes estratégicos. Durante os 3 dias de Feira, as cooperativas receberam a visita de secretários de estado, senador, deputado federal e deputados estaduais, além de autoridades públicas municipais, que reafirmaram o compromisso com o Sistema OCB/PA para fortalecer o modelo de negócio.

No primeiro dia de feira, o representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP) e Deputado Estadual, Fábio Freitas, apresentou aos presentes, no decorrer da cerimônia de abertura, 14 pautas que irá lutar até o final de seu mandato para facilitar e descomplicar a desenvoltura do modelo de negócio e falou da importância da feira.

“As cooperativas demonstraram que têm condições de gerar emprego e renda para o estado. Portanto é necessário que o estado olhe com atenção para elas e dê todos os receptivos que precisam porque o cooperativismo é um caminho seguro para termos um desenvolvimento econômico e social sustentável.” disse o representante.

Em seguida, o Deputado Estadual Wescley Tomaz, que tem forte atuação no setor produtivo, principalmente no ramo mineral, também firmou compromisso com o cooperativismo diante dos participantes, frisando que o modelo de negócio precisa ser levado aos âmbitos estadual e federal, de forma incisiva.

“Precisamos convencer os governos federal e estadual, que as cooperativas fazem muito bem o seu dever de casa. Não existe outro caminho para salvar o setor produtivo que não seja por meio das cooperativas. Contem comigo, porque precisamos ajudar quem produz no Pará” disse Wescley.

Um dos momentos importantes durante a programação foi a realização das assinaturas dos Termos de Cooperação, para que os propósitos em comum e com o interesse cooperativo sejam efetivados, em prol de mais benefícios e projetos de fomento ao cooperativismo na região.

Com a JUCEPA, o Termo de Cooperação foi para a realização de cursos, seminários, palestras e workshop para capacitação de contadores e demais interessados e utilitários dos serviços da Junta Comercial.

Antes da assinatura, Cilene Sabino, Presidente da JUCEPA, contou sobre a efetividade do Sistema OCB/PA junto à entidade nas realizações de atendimentos em prol de auxílio das cooperativas, fazendo com que entendam a importância do Sistema para sanar problemas e dúvidas. “O Sistema OCB/PA faz um trabalho brilhante e através do trabalho de vocês a gente consegue desenvolver o nosso estado”, afirma Cilene.

Já o Termo de Cooperação com a SEDEME reafirmou a parceria de longa data, promovendo a bioeconomia e o desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento do modelo cooperativista, gerando emprego e renda, agregando valor à cadeia produtiva com inovações e práticas sustentáveis.

O secretário da SEDEME e um dos representantes do Governo do Estado, Paulo Bengtson, durante seu discurso, enfatizou que o cooperativismo é o futuro. Um futuro promissor alavancando a economia e a melhoria de vida da sociedade. “Nós, que estudamos o desenvolvimento econômico do estado do Pará, temos visto acontecer, neste feito pós pandemia, empresas consolidadas que começaram pequenas e através do cooperativismo cresceram. Vejo isso como um sinal muito forte, um farol muito forte que está iluminando os próximos anos no estado do Pará e do Brasil. E sim, o futuro é cooperativista”, destacou o secretário.

Outro representante do Governo que marcou presença foi o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Giovanni Queiroz. “O cooperativismo é algo extraordinário no nosso estado. Os produtores, grandes, médios e pequenos, todos nós, dependemos do cooperativismo para avançar na escala desejada e almejar os resultados compensatórios. O cooperativismo é o caminho para avançarmos mais rapidamente e darmos mais segurança a quem produz neste país.” frisou.

A FENCOOP também contou com a presença do Senador Zequinha Marinho e do Deputado Federal Joaquim Passarinho. Ambos visitaram os estandes da feira, na companhia do Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, e do Superintendente, Júnior Serra, conhecendo cada cooperativa expositora, suas demandas e especificidades.


Zequinha Marinho frisou o seu respeito pelo sistema cooperativista no estado, além disso, ao lado de produtores de cacau, contou que está apoiando a implantação do primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Medicilândia.

“A nossa intenção com quem produz é também ajudar na verticalização da produção. Fazer com que o produtor tenha dinheiro circulando na sua região. Estamos buscando recurso e articulação entre os órgãos do Governo Federal para avançar.” disse.


“O cooperativismo é algo inovador para todo mundo, ele é revolucionário. Agora, nós da Amazônia, precisamos acreditar mais e participar mais. Parabéns ao Sistema OCB/PA que faz um belo trabalho que é importante para manter essa chama viva. O cooperativismo é o futuro da amazônia, é o futuro do nosso país. Vamos trabalhar muito forte nisso”, complementou o deputado Joaquim Passarinho.

Para o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a presença de parlamentares e autoridades políticas expressa a importância da valorização do modelo cooperativista de forma socioeconômica. "Agradecemos imensamente a todos que vieram prestigiar e vivenciar a diversidade das nossas cooperativas. A cada dia que passa, o cooperativismo se torna a principal solução para um futuro próspero, por isso, seguimos firmes para que seja reconhecido em toda sua potencialidade.” disse o presidente.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.