FENCOOP fortaleceu representatividade das mulheres no Coop

As mulheres já estão no cooperativismo e têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do setor, papel este que nem sempre é reconhecido. Para dar voz a esse empoderamento feminino cooperativista, o Sistema OCB/PA realizou o 1º Encontro do Comitê de Mulheres "Elas pelo Coop", durante a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP).

Foram abordadas questões relevantes sobre a importância da representatividade feminina no segmento cooperativista, destacando-se a necessidade de direcionar pautas sensíveis ao público feminino e promover uma educação que fortaleça a autoestima e o empoderamento das mulheres que atuam no cooperativismo.

"Nós, como mulheres, temos o poder de transformar o mundo ao nosso redor, e o cooperativismo é o espaço perfeito para que possamos exercer essa transformação. É chegada a hora de compartilharmos nossas vozes, de nos unirmos em um movimento poderoso que irá apoiar o cooperativismo a novos patamares, e nós somos os protagonistas dessa mudança. Vamos mostrar ao mundo do cooperativismo como somos essenciais para o crescimento e desenvolvimento do setor", afirmou Nelian Rossafa, assessora jurídica do Sistema OCB/PA e mestre de cerimônia do evento.

 

Em seguida, as painelistas convidadas subiram ao palco, entre elas Luzi Vergani, Coordenadora do Comitê de Mulheres da OCB Nacional, Cirede Carloto, coordenadora do Comitê de Mulheres da OCB/PA, e Joelma Nunes, suplente do Comitê de Mulheres da OCB/PA. Elas apresentaram o Comitê como um órgão consultivo que atua na promoção da inclusão e diversidade, buscando fortalecer a participação democrática das mulheres no setor cooperativista.


Luzi disse em sua apresentação que o objetivo é trabalhar pela representatividade e promover uma educação que fortaleça a autoestima e o empoderamento das mulheres no segmento cooperativista. Essa iniciativa visa apoiar a contribuição feminina e garantir que suas vozes sejam ouvidas nas tomadas de decisão, promovendo um ambiente cooperativo mais igualitário e representativo.


“Me surpreendeu positivamente ver tantas mulheres engajadas dentro do cooperativismo. É a partir de encontros como este que conquistaremos voz e força dentro das nossas cooperativas. Nosso comitê une as mulheres em um só objetivo, um só propósito, que é a igualdade na participação das cooperativas. Nós queremos a oportunidade de trabalhar junto aos homens, que hoje são maioria dos nossos representantes”, ressaltou Luzi.

O ciclo de apresentações encerrou com uma síntese em formato de cordel da articuladora regional do nordeste paraense, Ana Alice da Cooperativa D’Irituia, e com uma fala acalorada da primeira dama do cooperativismo paraense, Andreia Reis, que disse “Hoje é um dia muito especial para o cooperativismo paraense, por que uma página está sendo escrita, desenhada pelas mulheres cooperativista do nosso estado do Pará. Agradeço ao nosso presidente Ernandes Raiol, que ao longo do seu mandato lutou para que este comitê fosse possível, e também frisar, com muito orgulho, a conquista do nosso dia. Por lei, o dia 26 de agosto é o Dia Estadual do Cooperativismo Feminino no Estado do Pará.”

Após o encerramento das falas, houve uma visita guiada aos estandes para apresentar ao comitê as cooperativas expositoras.

 

Texto: Júlia Ramos 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.