Comitê de Jovens da Geração 'C' é apresentado em encontro promovido pelo Sistema OCB/PA durante a 3ª FENCOOP

No terceiro dia da 3ª FENCOOP, o Sistema OCB/PA cumpriu seu compromisso com o desenvolvimento da juventude paraense, realizando o 1° Encontro de Jovens Cooperativistas para apresentar o Comitê de Jovens da Geração “C”. O evento teve início com um discurso do presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, que enfatizou a importância de incluir e acolher os jovens no sistema cooperativista. Na sequência, a palestrante Alana Adinaele, representante do Comitê de Jovens no Pará e do Comitê pela OCB Nacional, além de ser embaixadora da ACI, demonstrou estudos sobre o número de jovens envolvidos no cooperativismo atualmente.

Alana Adinaele destacou em sua fala o papel da juventude nesta nova fase do cooperativismo: “A gente classifica ‘jovem’ qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha entre 18 e 35 anos. Muitas vezes as pessoas pensam que jovens são apenas adolescentes, e excluem grande parcela dessa classe etária. O cooperativismo nasceu para ser jovem e inovador. Hoje nós precisamos de pessoas comprometidas para desenvolver cada vez mais o cooperativismo brasileiro, e o papel do jovem é trazer recursos atuais e novidades para colaborar com esse crescimento.”

O objetivo do Comitê de Jovens da Geração “C” é instruir novos líderes através do fomento de ideias e estratégias por meio da inovação para promover a perenidade do cooperativismo pelo processo de sucessão. A iniciativa representa uma oportunidade para que a nova geração tenha voz ativa nas decisões do sistema cooperativista e contribua para o desenvolvimento econômico e social da região. O CapacitaCoop e o Jovem Aprendiz são outros exemplos do incentivo do Sistema OCB/PA à profissionalização e integração dos jovens ao cooperativismo, e são várias cooperativas parceiras que engajam esses projetos e geram oportunidades para a nova geração. Esses projetos já fazem parte do incentivo da OCB/PA em parceria com várias cooperativas e geraram oportunidades para a nova geração.

 

 

O 1° Encontro de Jovens Cooperativistas promovido pelo Sistema OCB/PA é uma iniciativa fundamental para incentivar a participação dos jovens no cooperativismo e garantir a continuidade e a evolução do sistema. A Geração “C” tem o potencial de gerar mudanças significativas na sociedade por meio do cooperativismo, e é importante que o setor esteja atento e preparado para recebê-los.

Ao final das apresentações, Ernandes Raiol chamou ao palco o deputado federal Joaquim Passarinho que emitiu palavras de encorajamento aos jovens presentes ao evento: "O cooperativismo é algo inovador para todos. Ele é revolucionário, e nossos jovens da Amazônia precisam acreditar e participar mais, só assim para realmente conhecer este trabalho incrível que proporciona tantas descobertas e a geração emprego e renda. Gostaria mais uma vez de parabenizar a iniciativa da OCB/PA em promover este encontro de jovens. É importante manter viva a chama do cooperativismo na Amazônia e no nosso País". A programação do Encontro de Jovens encerrou com uma visita guiada aos estandes.

 

Texto: Júlia Ramos 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.