Sistema OCB/PA realiza visitas técnicas para registro de cooperativas

Visita técnica de registro a COOPAIG

O registro das cooperativas junto ao Sistema OCB/PA é garantia de segurança jurídica, com amparo à legislação e ampliação dos seus resultados econômicos e financeiros. Com um trabalho voltado para dar todo suporte técnico às novas integrantes, durante esta semana, os técnicos do Sistema OCB/PA visitaram cooperativas em três municípios para realizar os registros: COOPAIG (Parauapebas), COOPTRANSCAP (Capitão Poço) e Mais Saúde (Cametá).

Localizada em Parauapebas, na Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, a Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados de Parauapebas (COOPAIG) foi a primeira singular visitada pela equipe, para esclarecer todo o processo burocrático de antes, durante e após o registro.

Na ocasião, também foi marcada para os dias 30 e 31 de maio, o Workshop de Lideranças da Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA), em que o foco é aprimorar as principais competências para que gestores consigam conduzir sua equipe para resultados de excelência. A ação terá o apoio direto do Sistema OCB/PA e da DGRV.

A Resolução 66 de 2021 da OCB estabelece a obrigatoriedade de visita técnica para a efetivação dentro do processo de registro de uma cooperativa. Essa medida visa segurança jurídica em de fato formalizar o nascimento de uma cooperativa genuína, produtiva e dentro de toda a normatização legal.

Outra cooperativa visitada durante a semana foi a Cooperativa de Transporte de Capitão Poço (COOPTRANSCAP), com vinte sócios cooperados, que atua com o objetivo de promover melhorias no transporte coletivo na região.

Visita técnica a cooperativa COOPTRANSCAP

Em Cametá, foi visitada a Cooperativa Mais Saúde, composta por 23 enfermeiros sócios cooperados, que possuem uma atuação ativa na gerência do Hospital e Maternidade Santa Luiza Marilac. Além disso, com o registro, visam melhorar a gestão de saúde e seus cursos de capacitação, além de ampliar e fortalecer os trabalhos voluntários nas comunidades da região.

“O Sistema OCB/PA está à disposição para receber as demandas das cooperativas. Estamos cada vez mais empenhados em desenvolver o cooperativismo paraense e estamos tendo respostas satisfatórias”, contou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.