Encontro discute avanços para o cooperativismo no Marajó

 

O cooperativismo é um modelo econômico e social que tem desempenhado um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades ao redor do mundo. Na cidade de Breves, localizada na região do Marajó, o Encontro do Cooperativismo de Breves, realizado no dia 26 de setembro, emerge como um evento de grande importância para a região e sua comunidade. O encontro foi uma realização do Sistema OCB Pará, do Sindicato dos Produtores Rurais de Breves e da BioTec Amazônia, e contou com o apoio do Deputado Estadual Fábio Freitas. 

 

O Encontro do Cooperativismo de Breves reuniu membros de cooperativas locais, empresários e autoridades para discutir questões cruciais para o desenvolvimento do cooperativismo e seus impactos. A programação foi estruturada de forma estratégica para levar informações e casos de sucesso para os participantes terem a oportunidade de aprender sobre inovação, modernização, informações de acesso ao crédito, além disso, conhecer mais sobre a atuação do Sistema OCB Pará e o Programa BioCoop.

 

Responsável pela articulação do evento, a coordenadora da BioTec Amazônia Pólo Marajó, Edilaine Menezes, conta que o encontro foi pensado de forma estratégica para identificar gargalos e desafios a serem superados. “A nossa expectativa é qualificar as cooperativas, além de incentivar boas práticas e desenvolver seus planos de negócio.”

 

O atual presidente da COAFRA, Joel Linhares, falou aos presentes sobre a inserção da cooperativa no setor de mercado institucional. Já a CAMTA, representada pelo Agrônomo Márcio Siqueira Moura, falou sobre a oportunidade no mercado de biocosméticos. A participação da CRESOL, representada pela Sabrina Siqueira, foi estratégica, pois a cooperativa de crédito é o principal facilitador do PRONAF no País, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Governo Federal, para investir no setor da agricultura familiar, dessa forma, levar mais informações e oportunidades para os representantes das cooperativas da região. 

 

Outra importante participação foi dos professores do IFPA, Tiago Mangas e Júlio Frare, e do Roberto Emílio, Gestor da Eco-Fazenda Patú Anú, falando sobre inovação e modernização na avicultura. 

 

Para Sérgio Mocellin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Breves, é uma enorme satisfação poder realizar esse evento em prol do desenvolvimento e fomento das cooperativas da região. “Eu fico muito feliz quando vejo o Sindicato no meio de gigantes como o Sistema OCB Pará e a BioTec Amazônia. Quando vem instituições muito fortes aqui, conseguimos levar tantas oportunidades de crescimento e desenvolvimento porque cada pessoa que esteve presente aqui representa toda uma comunidade” 

 

O encontro culminou em um plano de ação desenvolvido, de acordo com a realidade e vivência de cada cooperativa da região. Sendo assim, foi levantando apoio para pesquisas, ecoturismo, desenvolvimento estrutural e verticalização da cadeia produtiva. Um dos parceiros estratégicos para o desdobramento das ações propostas é a ALEPA, representada pelo Deputado Estadual Fábio Freitas, que também é representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paraense, que na ocasião foi representado pelo seu assessor jurídico Denis Farias. 

 

“Promover esse encontro em Breves foi inédito para o cooperativismo marajoara. Pudemos levar conhecimento, trocas de experiências e acima de tudo, criar um plano de trabalho para desenvolver as cooperativas nesta região que tem um grande potencial, onde será gerado oportunidades e sustentabilidade.” frisou o presidente do Sistema OCB Pará, Ernandes Raiol. 

 

Eco-Fazenda Patú Anú 

 

Durante a estadia em Breves, foi visitada a Eco-Fazenda Patú-Anú, a 30 minutos de Breves. O espaço é um grandioso exemplo de como sistemas de produção sustentáveis podem dar certo e mudar a relação de produção com a floresta. São sistemas sustentáveis como produção orgânica, agroecológica, baixa emissão de carbono, como por exemplo: rações alternativas, biodigestores, biofertilizantes, mudas de espécies regionais, produção de peixes em tanques e ovos orgânicos.

 Acesse o album de fotos: https://cutt.ly/BwbnYKBV

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.