Imersão Pré-COP 28 visita cooperativas paraenses

 

Agentes do Governo Federal saíram de seus gabinetes para vivenciar o cooperativismo na prática na Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (COAFRA), em Castanhal, e na Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), em Tomé-Açu. Durante os dias 19 e 20, a comitiva pôde entender a potencialidade do desenvolvimento sustentável das cooperativas paraenses, para incluir na pauta de debate sobre sustentabilidade na COP 28, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

 

A Imersão Pré-Cop 28 foi promovida pelo Sistema OCB com o intuito de fortalecer a representação do cooperativismo brasileiro no Espaço Brasil durante a COP 28. Antes da comitiva aterrissar em solo paraense, o grupo,  composto por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, do Desenvolvimento Sustentável, de Indústria e Comércio, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), esteve no Paraná e visitou as cooperativas Sicredi Nossa Terra, Copacol e Frimesa. 

 

A primeira parada do grupo foi em Castanhal para conhecer a COAFRA, na quinta (19). Com apenas 2 anos de fundação, a singular se tornou um caso de sucesso na região pela organização para competitividade em processos de compras públicas. Além disso, a cooperativa utiliza adubos orgânicos, mantendo a qualidade do solo fértil e cultivando produtos de qualidade. 

 

Além de entender como funciona a cooperativa, os visitantes também puderam conhecer uma propriedade onde é realizado o plantio de açaí, cacau, banana e até o cultivo de abelhas sem ferrão, essenciais para auxiliar na polinização do açaí. 

 

Emocionado, Joel Linhares, presidente da cooperativa, conta que a sensação de ter recebido a comitiva é inenarrável e um fato histórico. “Em meio a tantas cooperativas, fomos escolhidos e isso só mostra que estamos no caminho certo. Agradecemos ao Sistema OCB Pará por ter feito parte dessa história, nos ajudando em orientação e capacitação. Foi muito importante apresentar a cooperativa e mostrar como contribuímos para o desenvolvimento da região com práticas sustentáveis, além de desenvolver socialmente a comunidade” disse o presidente. 

 

Continuando a jornada de expedição pelo coop paraense, os agentes governamentais desembarcaram em Tomé-Açu, na sexta (20), para conhecer a CAMTA. Com 93 anos de atuação, a cooperativa é referência nacional e internacional em produção sustentável por meio do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (Safta), além disso, transformou a realidade do município, mostrando para a sociedade o impacto positivo do cooperativismo para a sociedade.

A ida à cooperativa foi marcada por três momentos: a visita na sede, onde foi explicado a história da fundação e de atuação; a visita à propriedade de um cooperado onde realiza o SafDendê, Sistema Agroflorestal onde o Dendê se tornou aliado no cultivo de açaí, cacau e andiroba. O dia de aprendizado foi finalizado na agroindústria, onde foi possível entender a logística de funcionamento. 

 

“O SAFTA tem promovido a melhoria na qualidade de vida da comunidade, onde a cadeia de produção é contínua e sustentável, tendo colheita durante o ano todo. Por isso é muito importante a visita dos representantes governamentais, para que eles possam entender na prática o que é realizado", disse Edmundo Watanabe, diretor administrativo da cooperativa. 

 

“Para o desenvolvimento sustentável, nada faz mais sentido que o cooperativismo. E isso porque além da vertente ambiental, ele também cuida das questões sociais e econômicas. As visitas, especialmente as do Pará, me mostraram realidades muito diferentes das que já conhecia e que precisam ser divulgadas para o mundo. Foi uma grande lição que contribuirá significativamente para aprimorarmos os processos de apresentação e venda dos produtos das cooperativas para o mercado exterior”, declarou o primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores, Ricardo Fleury.

 

Para Eduardo Queiroz, coordenador de relações governamentais do Sistema OCB, a experiência foi extremamente relevante e estratégica, almejando a COP 30, em 2025, no Pará. “A experiência com o cooperativismo aqui no Pará vai levar muitos frutos para o Sistema OCB no seu relacionamento institucional com o governo federal porque as autoridades políticas tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que é o cooperativismo, vivenciar o impacto das cooperativas na comunidade onde estão inseridas, tratando da viabilidade econômica, do desenvolvimento sustentável e da importância social, desde já, agradecemos aos Sistema OCB Pará pela parceria.” frisou. 

 

Ernandes Raiol, Presidente do Sistema OCB Pará, entidade representante máximo das cooperativas no Estado do Pará, reafirma a importância dessa troca de experiências. “Foi uma experiência enriquecedora que proporcionou uma visão mais profunda do potencial do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do Brasil como um todo. As cooperativas do Pará e, de fato, do Brasil, têm muito a oferecer em termos de desenvolvimento sustentável, com isso, a comitiva está empenhada em promover essa causa na COP 28 porque o cooperativismo é um caminho promissor para um futuro mais próspero e equitativo para o nosso país e para o mundo” disse. 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.