Prêmio SomosCoop Pará 2023 reconhece boas práticas de cooperativas

Em uma noite onde as cooperativas abrilhantaram a capital paraense, mais de 400 pessoas puderam prestigiar o Prêmio SomosCoop|PA, realizado nesta quinta-feira, dia 14, no Prime Hall. O evento promovido pelo Sistema OCB Pará busca reconhecer cooperativas que se destacaram ao longo do ano.

A premiação reconheceu doze cooperativas de todo o estado, em quatro categorias: Busca Pelo Conhecimento, Identidade Cooperativista, Governança e Gestão e Responsabilidade Socioambiental.

A primeira categoria anunciada foi Busca Pelo Conhecimento, premiando as cooperativas que se destacaram na realização de cursos e capacitações, por meio dos dados do SESCOOP|PA e da Plataforma Capacitacoop, com mínimo de cinco cursos concluídos e com o mínimo de dez participantes. As cooperativas destaques foram:

Com o bronze, ficou a cooperativa CREDNORTE, de Belém, com 7 capacitações e 138 pessoas capacitadas.

Já com a prata, a cooperativa destaque foi a COOPERNORTE, de Paragominas, com 12 capacitações e 426 pessoas capacitadas.

A cooperativa ouro foi a UNIMED Belém, com 40 capacitações e 1.360 pessoas capacitadas.

A segunda categoria anunciada foi Identidade Cooperativista, foi avaliado o percentual de aderência aos critérios de excelência quanto às práticas dos princípios cooperativistas e dos processos de gestão, no Programa Avaliacoop, nível identidade. As coops reconhecidas foram:

Com 73,65% de aderência as práticas, a coop bronze foi a CGL, de Itaituba. A cooperativa prata foi a CCAMPO, de Santarém, com 79,55% de aderência as práticas. A COOPERTRANS, de Itaituba, pelo segundo ano consecutivo foi ouro na categoria, com 80,20% de aderência.

Ainda premiando em três níveis, a categoria Governança e Gestão avaliou os critérios de excelência cooperativista quanto às práticas de governança e gestão no Programa Avaliacoop. As cooperativas reconhecidas foram:

Com 73,7%, a cooperativa bronze foi a CREDNORTE, de Belém. Já com 95,5%, quem levou a prata foi a cooperativa Unimed Oeste do Pará, de Santarém. Levando o ouro, pelo segundo ano consecutivo, com 97,9%, foi a Unimed Belém.

Por fim, a categoria Responsabilidade Socioambiental avaliou as cooperativas com base nos projetos cadastrados pelas cooperativas na plataforma do Dia de Cooperar, que executaram o maior número de ações, envolveram o maior número de voluntários e beneficiaram o maior número de pessoas. As cooperativas vencedoras foram:

Com o maior número de ações, a cooperativa SICREDI Sudoeste MT/PA foi destaque com 46 ações ao longo de 2023. Já com o maior número de voluntários, a SICREDI Grandes Rios MT/PA/AM ganhou com 603 voluntários. A COOPERNORTE foi a cooperativa destaque no maior número de beneficiários, foram 7.500 pessoas beneficiadas em 2023.

Para o Presidente do Sistema OCB Pará, Ernandes Raiol, a premiação mostra o desenvolvimento das cooperativas no estado. “É inegável o trabalho excepcional que essas singulares têm desempenhado, contribuindo significativamente para o crescimento do nosso Estado. A nossa satisfação é ainda maior ao ver cooperativas de variados segmentos econômicos sendo reconhecidas, demonstrando que a excelência no desempenho não está vinculada ao tamanho econômico.” Frisou o presidente.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.