Comitê de Mulheres Cooperativistas Paraense define planejamento para 2024

 

Fortalecendo a presença feminina no cooperativismo, o Comitê de Mulheres Cooperativistas Paraense reuniu-se na sede administrativa da cooperativa COOPERNORTE, em Paragominas, na última sexta (12), para alinhar estrategicamente os próximos passos que devem ser realizados ao longo do ano.  

Na presença da coordenadora Cirede Carloto, Joelma Nunes, coordenadora Suplente, Bruna Bandeira, secretária, e Cynthya Aquino, representante do Sistema OCB Pará, o comitê delineou um cronograma de ações visando não apenas consolidar as conquistas alcançadas, mas expandir para mais cooperativas. O foco principal é capacitar e incentivar novos comitês em diferentes regiões, com destaque para a Trilha de Aprendizado, onde mulheres ponto focais irão orientar e compartilhar conhecimento para implementar novos comitês.

Outro ponto é o encontro presencial para finalização do módulo com os diretrizes e orientações de como projetar e implementar o comitê. Além disso, a programação do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas já está sendo trabalhada.

“As reuniões de planejamento desempenham um papel crucial no fortalecimento do Comitê de Mulheres, Elas pelo Coop Pará, proporcionando um espaço dedicado à reflexão e alinhamento estratégico. Juntas, elaboramos o cronograma de ações para os próximos meses, visando a eficácia e o impacto de nossas iniciativas, além de discutirmos nosso papel como mulher dentro dos negócios. Essa colaboração é essencial para garantir que nossas ações sejam coordenadas e bem planejadas.” Disse a coordenadora do comitê regional, Cirede Carloto.

Aproveitando a reunião do Comitê e a presença da coordenadoria, o núcleo de mulheres da COOPERNORTE, promoveu um momento enriquecedor com a palestrante Helda Elaine, abordando o tema “Mulheres e suas potencialidades”, com trocas inspiradoras e reforçando o papel da mulher na construção de uma comunidade mais inclusiva, solidária e colaborativa.

 

Comitê de Mulheres Cooperativistas Paraense

Atualmente, o comitê regional conhecido como “Elas pelo Coop” conta com a participação ativa de 104 mulheres, refletindo o crescimento e a relevância desse movimento feminino no cenário cooperativista.

Em 2023, o Comitê foi implementado e com apoio do Sistema OCB Pará, promoveu o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no dia 16 de setembro, em Salinas, representando um passo muito importante para atuação ativa das mulheres dentro de suas cooperativas, conectando, aprendendo e inspirando.

Mais de 100 mulheres, de vários municípios, participaram de um dia cheio de palestras e dinâmicas para desempenharem o papéis-chave em todas as etapas das cooperativas, desde a produção até a gestão.

O evento proporcionou uma plataforma para compartilhar histórias inspiradoras e estratégicas para enfrentar desafios. Norteando as participantes com suas palestras únicas, se fizeram presente Andréa Cordeiro, CEO do Movimento Mulheres do Agronegócio Brasil, com o tema Liderança e protagonismo feminino e Luzi Reis, Coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas, com a oficina de formação e desenvolvimento de mulheres no coop paraense.

Contudo, após o evento, foi desenvolvido módulos online para capacitar essas mulheres e reuniões periódicas.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.