OCB Itinerante chega a Região do Caeté para fortalecer o coop

Mais de 1,4 milhão de paraenses atuam direta e indiretamente com o cooperativismo no Estado do Pará. Os números mostram a pujança desse modelo de negócio e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do estado, dessa forma, a OCB Itinerante tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do cooperativismo em todas as regiões paraense.

Em parceria com a agência SEBRAE Caeté, a OCB Itinerante desembarcará em Capanema, nos dias 21 e 22 de março, promovendo todos os serviços que o Sistema OCB Pará disponibiliza, desde registro junto ao sistema, assessoria jurídica e orientações contábil. Além disso, serão ministrados cursos doutrinários sobre o cooperativismo, visando capacitar cooperados sobre os princípios e práticas que norteiam o modelo de negócio.

Serão beneficiadas cooperativas e grupos interessados dos seguintes municípios que abrangem a região de atuação da agência: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua, Viseu, Nova Esperança do Piriá, Capitão Poço e Garrafão do Norte.

O projeto OCB Itinerante surgiu em 2019 com a necessidade de ampliar o acompanhamento presencial do Sistema às regiões mais afastadas da capital, disponibilizando todos os serviços de rotina oferecidos às cooperativas relacionados às áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social.

Para o Presidente do Sistema OCB Pará, Ernandes Raiol, a realização do projeto é de suma importância para impulsionar, ainda mais, o cooperativismo paraense. “A OCB Itinerante é um projeto que aproxima os cooperados e grupos interessados dos serviços ofertados pela instituição. Dessa forma, podemos entender a realidade e necessidade de cada local, promovendo um desenvolvimento socioeconômico” disse.

Desde o seu início, o projeto tem percorrido diversos municípios paraenses. No ano de 2019, foram atendidos os municípios de Parauapebas, Altamira, Tucuruí e Santarém, alcançando uma média de 800 pessoas por município e mais de 3 mil pessoas ao todo. Em 2020, foi a vez de Itaituba, onde quase 800 pessoas foram atendidas. No total, entre 2019 e 2020, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas com os serviços da OCB Itinerante.

Para a Gerente do SEBRAE Caeté, Denize Souza, o cooperativismo é uma solução para o desenvolvimento da região, com todos os seus benefícios socioeconomicos. "Vemos no cooperativismo a possibilidade de pessoas com objetivos comuns, redução de custos na produção, acesso a tecnologias, melhorias na competitividade, vendas, crédito, entre outras vantagens que confirmam a máxima de que "juntos somos mais fortes. A criação desse ambient de negócios favorável ao desenvolvimento local, sobretudo proporcionando qualidade de vida aos produtores rurais, é hoje o desabio que movo o SEBRAE, OCB e demais parceiros a discurtir melhorias, propor estratégias e fortalecer as iniciativas de cooperativas da região", disse. 

 

 

Confira a programação: 

Dia 21

8h00 às 9h00  - Abertura Solene

9h30 às 12h00 –  Curso Doutrinário em Cooperativismo

9h30 às 12h00 –  Orientações sobre processo de constituição de cooperativa e negociação de débitos

9h30 às 12h00 – Reunião de representantes de instituições e cooperativas convidados

9h30 às 12h00 – Orientações contábeis e jurídicas

13h30 às 15h30 –  Curso Doutrinário em Cooperativismo

15h45 às 17h00 – Curso Doutrinário em Cooperativismo

19h00 às 21h00 –  Palestra: O Cooperativismo como Organização social e Desenvolvimento Econômico

 

Dia 22

8h00 às 12h00 –  Orientações técnicas  

8h00 às 12h00 – Orientações contábeis e jurídicas

9h00 às 12h00 -  Oficina de Constituição de uma Cooperativa

14h00 às 17h00 –  Oficina de Contabilidade para Cooperativas

13h30 às 17h00 –  Orientações técnicas

13h30 às 17h00 – Orientações contábeis e jurídicas

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.