Inscrições para a Corrida e Caminhada da Cooperação edição Belém estão abertas

Um dos principais pontos turísticos da capital Paraense, o Portal da Amazônia, receberá no dia 14 de abril, domingo, a Corrida e Caminhada edição Belém, com concentração às 5h30 e largada às 6h. A ação é realizada pelo Sistema OCB Pará em conjunto com as cooperativas Unimed Belém, Uniodonto Belém, Sicredi Norte, SICOOB Cooesa, SICOOB Coimppa, SICOOB Primavera, CRESOL, COOFARMI, CONCAVES e Unisegur e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, da Federação Paraense de Atletismo e da academia Health Fit.

Com objetivo de incentivar a prática esportiva, a cooperação, o voluntariado e a solidariedade, a Corrida e Caminhada terá largada e chegada no Portal da Amazônia, onde cada modalidade terá um percurso diferente.  A corrida irá passar pela Rua dos Mundurucus, Rua José Bonifácio, Avenida Conselheiro Furtado, Praça Amazonas, Rua Cesário Alvim, Avenida Bernardo Sayão, retornando para o Portal da Amazônia, totalizando 10 km. 

Já a caminhada terá um percurso menor, de 3 km, sendo realizado dentro do Portal da Amazônia. 

As inscrições devem ser feitas através do link: https://bit.ly/corridaecaminhadabelem até o dia 12 de abril ou enquanto houver vagas. Para confirmar a inscrição, o participante deverá doar três quilos de alimentos não perecíveis, na sede do Sistema OCB Pará, localizado na avenida Conselheiro Furtado, 1693, no bairro da Cremação. A entrega dos alimentos será realizada juntamente com a retirada do kit, que contém camisa, sacochila e viseira, durante os dias 10 e 13 de abril, de 8h às 12h e de 13h às 17h.  

Todos os alimentos arrecadados serão doados para três instituições: A Creche Lar Cordeirinho de Deus, em Belém, que atende crianças com famílias em situação de vulnerabilidade, a Creche Professora Edelburga Queiroz, que atende filhos de catadores de materiais recicláveis e da comunidade, em Icoaraci, e o Projeto Anjos da Guarda, no Tapanã, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

Os oito primeiros colocados na corrida irão receber 1.000 reais, sendo três mulheres, três homens e dois PCDs, que no ato da chegada deve apresentar algum documento que comprove a sua condição. 

 

 Dia C

A Corrida e Caminhada edição Belém faz parte das ações do Dia de Cooperar, que nasce dessa perspectiva e, desde 2009, vem promovendo um grande movimento de solidariedade e voluntariado que, em 2023, no Estado do Pará, alcançou quase 38.535 mil beneficiários, mobilizou 1.344 voluntários e contou com a envolvimento de 32 cooperativas, realizando 52 iniciativas, no Estado do Pará. Tudo isso partindo de ideias simples, mas com o compromisso de integrar pessoas, mobilizar recursos, aplicar os princípios e valores cooperativistas, gerando uma rede de cooperação e transformação social.

O Sistema OCB Pará é coautor dessas ações desde 2014, uma vez que as cooperativas, através de seus projetos, beneficiaram diretamente mais de 150 mil pessoas, nesses últimos oito anos, com projetos e ações nas áreas da saúde, meio ambiente, educação, assistência social, esporte, lazer, cultura, entre tantas outras, assegurando a promoção de mudanças significativas na qualidade de vida dessas pessoas.

O Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, expressa que esta iniciativa reitera o compromisso do movimento com a comunidade, ampliando o alcance do cooperativismo para mais pessoas. “As celebrações do Dia C são uma união de solidariedade, bem-estar e cooperação, onde o cooperativismo demonstra sua força e importância, evidenciando o papel crucial da responsabilidade social e da intercooperação para construir uma sociedade mais justa e igualitária” disse. 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.