Programa da Unimed Belém alcança 96% de satisfação

O objetivo foi desenvolver competências e habilidades dos profissionais da área de saúde

 

A constante qualificação profissional é um dos fatores decisivos para manter o nível de competitividade dos grandes empreendimentos. A cooperativa Unimed Belém, por exemplo, irá concluir 82 cursos de capacitação em parceria com o Sistema OCB/PA até o final deste ano. Em outubro, cerca de 600 colaboradores finalizaram o Programa de Alta Performance que teve uma avaliação geral com um nível excelente de satisfação, mais de 96%. O objetivo foi desenvolver competências e habilidades dos profissionais da área de saúde com metodologias como o Coaching Pessoal e Organizacional, Programação Neolinguística e Dinâmicas Sistêmicas. Para 2018, foi confirmada a continuidade do Programa.

Foram trabalhados quatro módulos: Autoconhecimento, comunicação eficaz, inteligência emocional e dinâmicas sistêmicas. De forma geral, o Programa é dividido em três etapas: A construção do produto, avaliação dos participantes e a medição da efetividade na prática. Os critérios utilizados na avaliação do instrutor palestrante foram: Metodologia utilizada, conhecimentos sobre o tema e relacionamento com a turma. Sobre o programa e a metodologia: objetivos atingidos, equilibro entre teoria e pratica e adequação do material didático ao programa. Em relação aos recursos utilizados no treinamento: material impresso, recurso visual e local de realização.  No final, considerando todos esses fatores, se atingiu o índice de 96.16%.

 

Com carga horária de 16 horas e turmas com no máximo 35 pessoas por módulo, participaram 273 colaboradores da área de Assistência e 269 do Atendimento. No total, foram trabalhadas 4.350 horas de treinamento. “Como resultado, obtivemos uma equipe mais fortalecida e conectada com o seu propósito. No tema comunicação eficaz, foi possível aplicar técnicas de rapport. Já no autoconhecimento, foi um momento em que puderam proporcionar a cada membro participante que reconhecesse a si mesmo, seus talentos, seus pontos fortes e que pudessem melhorá-los. No tema inteligência emocional, foi possível falar sobre como ter uma atuação equilibrada sem perder a sensibilidade e humanização no trato. Com isso, as equipes foram se interligando com os temas e colocando todo o conhecimento adquirido na sala de aula no contexto profissional e pessoal. Foi evidente o nível de satisfação dos participantes ao finalizar cada módulo”, afirmou a Gestora de Pessoas da Unimed Belém, Lene Lopes

Para o ano de 2018, o setor de Gestão de Pessoas da cooperativa incluiu no planejamento da área de treinamento a expansão do Programa de Alta Performance para a equipe de saúde multiprofissional, bem como aos setores administrativos. A finalidade é fortalecer a comunicação interna entre as equipes, proporcionando um atendimento de qualidade e mais seguro para satisfação de clientes e colaboradores. A previsão é que comece em janeiro, com mais de 800 pessoas.

Uma das novidades que serão propostas pelo Sistema OCB/PA é a inclusão dos gestores. Será desenvolvido um produto especifico para trabalhar a equipe que planeja e articula as ações na gestão da cooperativa para se completar o ciclo de treinamento, alinhando todos os profissionais para que estejam em sintonia e os efeitos sejam mais assertivos. “Conseguimos atingir o resultado que esperávamos, implantando o projeto piloto dentro do novo modelo de execução. Os índices confirmaram isso e a solicitação de continuidade da própria Unimed corroborou com a avaliação. A intenção agora é ampliar o foco da qualificação, abrangendo os setores estratégicos da gestão, que fazem toda a estrutura corporativa rodar”, afirmou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

De uma forma geral, a Unimed Belém terá realizado ao longo deste ano cursos como Gestão Financeira, Mediação de Conflitos, Recursos Humanos para Lideranças, Humanização no Atendimento ao Cliente, Qualidade aos Processos, Cursos voltados para o Cooperativismo, Técnicas de Comunicação para a equipe de Call Center, Excelência de Atendimento para Clientes Externos, Dicas de Gramática para maior assertividade nos procedimentos internos, entre outros. A previsão é que a capacitação seja direcionada para quase todos os profissionais da Unimed Belém até 2018. Ainda serão realizados outros cursos concomitantes demandados pela própria Unimed Brasil. Dentro destes treinamentos, poderão surgir outras demandas nas fichas de avaliação. Com isso, o público de beneficiados poderá ser maior.

“Como entidade responsável por promover um refinamento técnico e profissional das cooperativas, o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA) reconhece o investimento feito pela Unimed Belém em prol dos seus cooperados e colaboradores no sentido de proporcionar sempre um melhor atendimento para o cliente final. A consequência, evidentemente, aparece nos números de desempenho da cooperativa, que está entre as maiores operadoras de plano de saúde do Pará, senão, a maior operadora. Isso é fantástico, mostrando que o caminho é cooperar. Parabenizamos à atual gestão, na pessoa do presidente Wilson Niwa e do seu vice, Dr. Antonio Travessa, que tem feito um ótimo trabalho de retomada do crescimento”, afirmou o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

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