COOMPAG confirma participação na Feira do Empreendedor

 

A responsabilidade socioambiental, marca da Cooperativa de Trabalho de Compostagem de Paragominas (Coompag), é uma das atrações confirmadas da Feira do Empreendedor 2018, organizada pelo SEBRAE/PA. Em reunião com o gerente do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues, a Diretoria aceitou a proposta e será um dos expositores. Os adubos produzidos a partir do reaproveitamento do lixo orgânico ganharão uma ótima oportunidade para expandir mercado com a Feira.

 

A cooperativa atende a todos os pré-requisitos estipulados pelo SEBRAE/PA na seleção dos participantes, tais como sua organização social, produção já presente no mercado, fornecimento para pequenos comerciantes e prospecção de mercados. Com dois anos de fundação, os cooperados fazem a transformação de resíduos orgânicos em adubo, reutilizando restos de alimentos residenciais, comerciais e de restaurantes. Os cooperados têm capacidade para fazer o fornecimento em escala considerável. Na última semana, a Prefeitura de Paragominas ainda entregou uma máquina industrial de selagem de embalagens para a cooperativa.

 

No portfólio, há o adubo sólido de 250g, de 500 g e 1kg, assim como o adubo líquido produzido pelo chorume dos resíduos. Todas as mercadorias verticalizadas da COOMPAG já foram verificadas, estudadas e chanceladas pelas universidades locais, atendendo à cadeia de nutrientes necessários para o crescimento da planta.

 

“Os sócios entenderam que o eixo principal de trabalho para escoamento da produção não são grandes escalas para produtores da área agrícola, mas sim a venda em grande escala para pequenos cultivadores de jardins residenciais, pequenos estabelecimentos e supermercados que vendem adubo em reduzida quantidade para atender os cultivadores de plantações artesanais. Por isso, a cooperativa adaptou suas embalagens para esse público”, explica Vanderlande.

 

Além da preservação do meio ambiente, fazendo a coleta de resíduos que virariam lixo e transformando-o para voltar à sociedade, a COOMPAG também trabalha o lado social.  A Cooperativa nasceu em um processo de remanejamento de pessoas em condições de vulnerabilidade social e econômica. Nesse processo, os atendidos pelo Programa Habitacional também foram incentivados a se tornarem empreendedores e viram no cooperativismo uma das melhores formas de se entrar no mercado.

 

“Foram reunidas pessoas que morava em uma área de risco para que tivessem direito a uma moradia digna e, juntos, se fortalecessem economicamente. Através da cooperação, começaram a obter rentabilidade. É um produto muito bem vendável e que tem tudo para experimentar uma explosão de mercado muito boa na Feira”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A presença da cooperativa foi confirmada na Feira e a Diretoria fará um levantamento das informações solicitadas sobre capacidade produtiva para enviar ao Sebrae/PA. O Sistema OCB/PA é quem está organizando o estande do cooperativismo e selecionando as singulares expositoras. A intenção é ter pelo menos 15 cooperativas.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.