CAMTA forma a 5ª turma de aprendizes

 

Ao longo de um ano de aprendizagem, os jovens tiveram contato com cultivos de espécies variadas na Cooperativa Agricultura Mista de Tomé-Açu (CAMTA), mas o cooperativismo foi, sem dúvida, a semente plantada mais importante e que já começa a germinar para os aprendizes. Na última sexta (08), a cooperativa realizou a solenidade de formatura dos nove participantes do Programa Aprendiz Cooperativo, executado em parceria com Sistema OCB/PA.  Estiveram presentes a diretoria da Camta, representantes da OCB/PA, pais e familiares.    

 

Na oportunidade, foram entregues os certificados de conclusão do curso. Na mesa de autoridades, estavam o presidente Michinori Konagano, o diretor gerente, Ivan Saiki, o diretor técnico, Claúdio Sugaya, o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra e a coordenadora do Programa, Rafaela Menezes.

 

Dentro da cooperativa, os aprendizes foram separados de acordo com as maiores afinidades, trabalhando diretamente na parte administrativa, nos processos da indústria ou no laboratório de pesquisa. Dependendo da área e do setor, os aprendizes são inseridos onde se enquadram com mais facilidade. Eles são gratificados com uma bolsa no valor médio de um salário mínimo mais auxílio transporte. A Camta assegura ainda descontos nos hospitais caso os alunos ou mesmo familiares precisem de atendimento, com uma redução no preço de consulta e exame, além do seguro de vida em grupo.

 

 

 

“Antigamente, os jovens não tinham a oportunidade de terem essa experiência do dia a dia de trabalho. Muitos decidem até o próprio futuro após o curso. Isso é bom. Para a CAMTA, já é a quinta turma. Começamos a selecionar criteriosamente participantes com um nível de maturidade maior que, além de aprenderem, são uma mão de obra bastante produtiva para a cooperativa. Muitos são até universitários”, afirmou Ivan Saiki.

 

O curso possui duração de 18 meses, com 500 horas práticas e 500 horas teóricas. A formação teórica é realizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA). São enviados professores de Belém para ministrar os módulos para os aprendizes todas as quintas, sextas e sábados. O processo seletivo da nova turma já foi realizado e os novos aprendizes também participaram da cerimônia de formatura. Foram selecionados 12 jovens.

 

Dentro do quadro de colaboradores, existem duas ex-aprendizes que foram contratadas após o período de aprendizagem.  “A cooperativa se preocupa em proporcionar essa formação profissional com um acompanhamento especial de professores e dos responsáveis de setores para repassar os ensinamentos. É uma experiência que está dando certo. Até para a comunidade é benéfico, na medida que divulgamos a cooperativa e o próprio cooperativismo, assim como contribuímos para a geração de emprego e renda”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.