Cooperativas ganham espaço no Parque Shopping

 

Os produtos da agricultura familiar possuem um novo canal de comercialização, prospectado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/PA). O Parque Shopping inaugurou a “Quitanda do Parque”, espaço cedido para fortalecer os produtores rurais, muitos dos quais organizados no modelo cooperativo. A Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) está expondo seus produtos de quarta a sexta. Na semana seguinte ao carnaval, serão incluídas mais três cooperativas: D´Irituia, COOPABEN e COOPRIMA, que estarão nas segundas e terças.

 

A Quitanda foi uma conquista fruto da parceria entre a Emater/PA, Ceasa e Parque Shopping na qual não se demandou contrapartida das cooperativas. Os produtores apenas arcarão com os custos da logística para trazer a produção. Barracas de frutas, hortaliças, tubérculos, folhagens, frutos, plantas medicinais e ornamentais, peixes, camarões, mexilhão, galinha caipira, ovos, temperos, mel, tucupi, tapioca, farinha, produtos artesanais, dentre outros produtos, estão no local.

 

 

 

“Reunimos com o gerente de feiras da Emater/PA, Sinval Paiva, sensibilizando acerca de agregar mais cooperativas e entendeu-se que a proposta era interessante. Planejamos as ações e, na próxima segunda após o carnaval, teremos mais três singulares expondo seus produtos para venda no varejo aos consumidores que transitam no shopping”, afirmou o gerente do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

 

O destaque é a produção orgânica das cooperativas. Os preços estão em média 20% menores do que os praticados no mercado varejista da Região Metropolitana de Belém, de acordo com a assessoria do Shopping. A Quitanda também vai contar com o Programa Ceasa Saúde, que realiza ações de orientação nutricional a respeito dos benefícios de frutas, legumes e verduras, de forma a incentivar hábitos saudáveis, além de oferecer degustação de sucos e frutas.

 

“Essa é uma oportunidade muito propícia para as cooperativas ligadas à agricultura familiar, pois serve de posto de evidenciação deste trabalho até para outros empreendimentos ao entorno que podem adquirem em quantidades maiores. É uma referência de escoamento da produção. Neste momento, essas 4 singulares terão um incremento financeiro vantajoso e temos a expectativa de conseguir, posteriormente, incluir mais cooperativas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Serviço: Quitanda do Parque, de Segunda a Sexta.
Hora: 10h às 22h
Local: 1º Piso, em frente a C&A.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.