Coopertrans renova frota com financiamento da Sicredi Marabá

 

Apesar da crise que as singulares de táxi enfrentam com a chegada dos novos aplicativos de transporte, a Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Pará (COOPERTRANS) acessou um financiamento de aproximadamente R$1milhão para renovação de toda a sua frota de veículos. A conquista foi alcançada através da intercooperação com a Sicredi Marabá, que abriu uma linha de crédito com opções mais acessíveis. No total, foram adquiridos 64 novos veículos para atender a população e parceiros estratégicos, como a VALE do Rio Doce.

 

A renovação foi finalizada em novembro, após um processo gradual de compra dos carros feita mensalmente desde junho.  Na parceria de crédito com o Sicredi, cada cooperado entrou com 20% do valor do financiamento e a cooperativa financeira arcou com o restante. Em alguns casos, os proprietários pagaram mais de 20%, porém, 80% dos sócios pagou apenas os 20%.

 

“Foi uma negociação bastante vantajosa. Em 2012, já havíamos comprado a frota através do Sicredi que financiou 25 carros e é muito importante poder contar com essa parceria. No início, as instituições bancárias não queriam nem nos receber, mas hoje até ligam para marcar conversa. Isso mostra o quanto crescemos em qualidade e credibilidade no serviço. Depois de muita luta, com o acompanhamento do presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, conseguimos essa conquista”, afirmou o presidente da COOPERTRANS, José Silva.

 

A cooperativa foi constituída em 1982 e hoje conta com 136 taxistas e 22 motoristas de vans. As rotas realizadas são: Marabá-São Geraldo, Marabá-Carajás, Marabá-Tucuruí e Marabá-Carne de sol.  De acordo com João, o fator determinante para a COOPERTRANS não sentir os efeitos da crise que atividade enfrenta são as parcerias com as grandes empresas. Os sócios assinaram convênio para transporte dos funcionários da VALE do Rio Doce, além de outros pequenos contratos com a Eletronorte, Celpa e TAM linhas Aéreas.

 

“Procuramos sempre prestar serviços de táxi com muita qualidade. Temos um trabalho constante de reforçar o profissionalismo dos motoristas e a qualidade da frota. No total, 70% dos taxistas possuem certificação RAC 2, que é um treinamento de segurança, primeiros socorros e direção defensiva. Por isso temos o reconhecimento dessas grandes empresas, o que nos deu maior equilíbrio para continuar os nossos serviços. Se não fosse por este motivo, por certo sentiríamos a crise. O montante pago em impostos chega a custar 60% do faturamento de um táxi, mas os motoristas do Uber não precisam pagar por isso. É uma injustiça”, explica o presidente.

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