Cooperativas de transporte se registram na OCB/PA

 

Em busca de maior profissionalismo e do cumprimento das normas legais, singulares do ramo Transporte estão requisitando o processo de registro no Sistema OCB/PA. Na última semana, a COOPTTAIL, de Tailândia, recebeu a equipe técnica da entidade para a fase de análise in loco do negócio e da base operacional pertencente à cooperativa. O processo foi deferido. Além dela, as singulares COOMTAGP, TRANSUL e TRANSJAC também solicitaram o registro, que é uma das exigências para se filiar à Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (CENCOOPA).

 

O primeiro diálogo foi feito em Marabá, na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Central. O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e o analista Jamerson Carvalho foram até a sede da Cooperativa de Transporte, Fretamento e Turismo da Região Norte e Nordeste do Estado do Pará (COOPTTAIL) para identificar se os procedimentos da cooperativa correspondem aos dados preliminares repassados, assim como identificar suas necessidades e demandas no município. Todos os cooperados estão regulares junto aos órgãos de regulamentação da atividade do transporte complementar de passageiros, com concessão outorgada pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) para operar na linha Tailândia-Goianésia.

 

 “Uma das demandas que percebemos, de maneira geral, é o aumento do nível de competitividade junto às maiores empresas do mercado. Como são empreendimentos sociais, coletivos, não possuem o mesmo aporte financeiro de melhoria para, por exemplo, renovar a frota. Com outras parcerias políticas e através da Central, poderá se chegar a este patamar. A Lei versa que o veículo tenha, no máximo, 10 anos de uso e ultrapassar este limite pode acarretar na perda da concessão. Por isso é importante trabalhar neste sentido”, afirmou Jamerson Carvalho.

 

A partir do registro, as cooperativas entram no radar do Sistema OCB/PA para o processo de monitoramento através de ferramentas como o Programa de Acompanhamento da Gestão (PAGC), que traça um panorama da base legal e dos futuros negócios. Uma das ações prioritárias é promover cursos de capacitação com o embasamento doutrinário cooperativista, sensibilizando acerca da dinâmica do setor.

 

“Nosso papel é promover o desenvolvimento e crescimento das singulares diante do mercado. Porém, muitos dos envolvidos com o cooperativismo não possuem o entendimento pleno do que este significa, nem sobre o funcionamento de uma cooperativa, os princípios que regem o setor, seus aspectos legais, os direitos e deveres, assim como a noção de empreendimento coletivo e solidário. Os cursos de capacitação servem justamente para esclarecer os sócios, empregados e gestores acerca dessas dúvidas”, complementa Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.