Capacitação é alternativa para diminuir inadimplência escolar

 

As cooperativas, como qualquer outra instituição educacional, enfrentam o grande desafio de controlar a inadimplência, objetivo que a COOPERATALAIA espera alcançar com a parceria do Sistema OCB/PA na realização de treinamentos específicos. A singular está com o processo de registro na entidade em andamento e busca potencializar a experiência que os cooperados já possuem no cooperativismo a partir da profissionalização da gestão. Com sede em Santarém, a cooperativa disponibiliza serviços educacionais do ensino fundamental ao médio.

 

A COOPERATALAIA foi registrada recentemente na Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA), mas já possui uma carteira formada de clientes por terem participado como núcleo da Cooperativa Cristã Catarina Huber, também de Santarém. É formada por professores do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano no ensino médio.

 

“O perfil é de um empreendimento com potencial e viabilidade grande pelo serviço que prestam. Os clientes do núcleo foram absorvidos e não haverá mudança neste sentido. Porém, é preciso analisar mais criteriosamente os gargalos que apresentam, principalmente em relação à inadimplência. Apesar de ser constituída agora, já era ativa como cooperativa e traz consigo os mesmos problemas enfrentados pelas escolas nesse momento de crise”, afirmou o analista do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.

 

A diretoria do Sistema OCB/PA realizou visita técnica de registro na COOPERATALAIA no último mês. O objetivo foi conhecer a sede, saber como funcionava a rotina operacional e fazer questionamentos para subsidiar o relatório técnico a ser enviado ao departamento jurídico em relação ao aceite do registro. A avaliação foi positiva. Após o deferimento do processo, a cooperativa irá demandar as capacitações. Inicialmente, serão ministrados os módulos doutrinários para reforçar a importância do cooperativismo e será analisada a possibilidade de já trabalhar com o gargalo da inadimplência.

 

“Concluímos que são as ações mais emergenciais e que podemos trabalhar a partir das capacitações, disponibilizando um profissional da área de cobrança. As pendências financeiras de pais de alunos é um problema generalizado nas cooperativas de trabalho educacional. Podemos, inclusive, aplicar treinamentos em conjunto com as demais da Região”, completa Diego.

 

Na ocasião da visita técnica, também foi apresentada a ferramenta de planejamento estratégico executada através do GESCOOP. Outra demanda é a captação de novos clientes. Os cooperados querem se estruturar para apresentar o produto ao mercado com capacitação de desenvolvimento na área de marketing e comunicação, assim como na área financeira para se fazer o levantamento dos reajustes das mensalidades, capacidade financeira para investimento na ampliação e melhoria da infraestrutura.

 

“A COOPERATALAIA já nasce com potencial grande. Desejam começar cumprindo toda a legislação, os procedimentos padrões de governança e de gestão cooperativista, o que é muito importante. Neste sentido, já vislumbram a contratação de empregados para atuarem na área meio, abrangendo o setor de contabilidade, administração, assim como os serviços de limpeza e higienização. Este é o propósito do cooperativismo: gerar emprego, renda, desenvolvimento e felicidade para todos”, conclui o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.