COOPERNORTE recebe treinamento contábil e tributário

 

Considerando fatores de câmbio e oscilações do mercado financeiro, alguns procedimentos específicos devem ser adotados para uma melhoria de resultados nas negociações envolvendo o agronegócio, o que motiva o curso de contabilidade e tributação da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE). Ao longo desta semana, os setores contábil, administrativo e gerência da singular estão recebendo capacitação sobre o assunto. O objetivo é potencializar o nível de competitividade. O Sistema OCB/PA está promovendo a programação com a instrutoria de Diego Bonni, da DSM Consultores.

 

O treinamento foi provocado por conta da necessidade de se adequar alguns procedimentos conforme as normas contábeis acerca do armazém da cooperativa, contratos de soja, compras de insumo com cooperados e fornecedores, expondo como proceder em questões de contrato de soja, milho e sorgo. Por exemplo, como os contratos feitos pela COOPERNORTE são em dólar, é necessário atualizar a cotação da moeda no exato momento da compra dos insumos e não com valores do dia anterior, que tendem a ser diferentes. Também se abordou a questão de como deve ser feito o imobilizado e sua reavaliação.

 

Participam os colaboradores Matheus Anversa, Cleia Veras, Solange Scapini, Carla Medeiros, José Alfredo, Wrielle Cordeiro e Joice Garcia. Além do treinamento sobre contabilidade tributária referente aos insumos e grãos, tratou-se sobre dicas para o fechamento do balanço contábil de 2017 a ser divulgado para os cooperado na AGO da cooperativa que ocorre no dia 23 de março. “Resolvemos todas as dúvidas que tínhamos sobre essas questões para adequar o nosso trabalho e melhorar o rendimento da cooperativa. É uma qualificação importante para nos posicionarmos cada vez mais entre os maiores produtores e exportadores de grãos”, afirmou o contador Matheus Anversa.

 

A Cooperativa consolidou o município como um dos maiores produtores de grãos do Pará, com uma produção de cerca de cerca de 2,0 milhões de sacas. A COOPERNORTE possui uma capacidade estática de 880 mil sacas de grãos e recebimento por safra de 3 milhões de sacas, abrangendo 45% da área plantada do município de Paragominas, cerca de 52mil hectares. Ela financia a lavoura do cooperado, fornece insumos, sementes, químicos e fertilizantes, além da recepção, limpeza, secagem e armazenagem dos produtos. Faz também a comercialização e assistência técnica do campo, com treinamento para os cooperados. Atualmente, os principais produtos são a soja, milho, sorgo e milheto.

 

O faturamento da COOPERNORTE na comercialização de insumos na última safra foi de R$ 70 milhões. Já na comercialização de grãos, o faturamento foi de mais de R$ 118 milhões. “Neste ano, investimos bastante no setor graneleiro do Estado com projeto estruturador que visa, realmente, proporcionar melhores condições produtivas e de comercialização para o ramo, em que se pese a atuação da COOPERNORTE. Com tão pouco tempo de constituição, já figura como um dos principais protagonistas do desenvolvimento agropecuário do Pará”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.