Instrutores recebem treinamento sobre Aprendiz Cooperativo  

Santarém, Rurópolis, Altamira e Itaituba são alguns dos municípios para os quais o Programa Aprendiz Cooperativo será ampliado no Pará em 2018. A equipe técnica do Sistema OCB/PA ainda pretende fazer um levantamento das demais cooperativas interessadas e que já possuem a obrigatoriedade de contratar aprendizes conforme versa a legislação trabalhista.  Para atender toda esta demanda de expansão, o SESCOOP nacional capacitou uma turma de novos instrutores, assim como promoveu a atualização dos professores que já executam o Programa. O curso ocorreu na última semana.

 

Na ocasião, apresentou-se as informações desde 2012, quando iniciou o Programa no Estado, tratando acerca das cooperativas que participaram desde o início, a forma de funcionamento e os marcos históricos, que foram pontos importantes no processo de gestão do próprio programa. O principal marco é o temo de cooperação técnica com o CIIE, através do qual o Sistema OCB/PA conseguiu aumentar a capilaridade de ação do Programa. Nas regiões onde não há possibilidade de criar uma turma física, a parceria permite a capitação dos jovens tanto de modo presencial nos polos descentralizados do CIEE, quanto via Educação à Distância (EAD) autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Atualmente, o termo de cooperação é usado para atender aprendizes do Sicredi Sudoeste MT/PA nos municípios de Marabá, Redenção, Rio Maria e Parauapebas, assim como os da cooperativa Sicredi Verde, em Paragominas. Mesmo através do CIEE, a cooperativa não possui custos com a formação teórica do Programa, que é atribuição do Sistema OCB/PA.

 

Outra experiência exitosa foi a criação do manual do Programa Aprendiz, apresentado e entregue junto à assinatura do termo de compromisso, na ambientação dos aprendizes realizada ao iniciar o curso. O Sistema OCB/PA também criou o Encontro de Repasse Metodológico com os familiares e responsáveis, inciativa própria da entidade para promover um maior envolvimento destes junto à entidade formadora.  “Era importante que estivessem vinculados ao processo de aprendizagem de modo mais efetivo para facilitar um melhor rendimento ao aluno. Desde 2016 realizamos essa ação e já a instituímos como parte de nossa política de conduta em todas as turmas. O objetivo é que entendam qual é a responsabilidade de cada ator, os direitos e deveres, código de postura, comportamento e como serão avaliados durante todo o processo”, afirmou o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.

 

Outro marco é o desenvolvimento da política de absorção dos aprendizes após o período de formação, em especial nas cooperativas UNIMED Belém e CAMTA. Todo o processo de formação é baseado na ideia de continuidade. O aprendiz tem a oportunidade de ser formado para atuar no mercado a partir dos moldes profissionais estipulados pela cooperativa, existindo a possiblidade de ser contratado com mão de obra efetiva. Na turma de 2015-2016 da Unimed, por exemplo, cerca de 50% dos aprendizes foram contratados posteriormente. As cooperativas buscam priorizar o profissional que ela mesmo formou por já conhecerem o perfil do profissional que tem instituído a cultura da organização em si, sabe o funcionamento e entende como desenvolver a atividade.

 

Atualmente, executam o Programa as cooperativas CAMTA, UNIMED, COOPERNORTE, SICREDI Sudoeste MT/PA e SICREDI Verde. Neste ano, ainda será incluída a SICREDI Norte MT/PA que está aumentando sua área de atuação nos municípios de Santarém, Itauituba, Rurópolis e Altamira. Provavelmente também irão ampliar para Novo Progresso e Castelo dos Sonhos.

 

“Pretendemos fazer um levantamento, inclusive em Belém, das singulares que tem potencial e a obrigatoriedade legal para ser cumprida. Faremos uma turma especial para as que não tem estrutura suficiente de intercalação, nos moldes da Unimed. Nesta turma especifica com número menor de aprendizes, se fará uma escala que atenda todas as necessidades. Para isto, daremos continuidade na parceria com o CIEE. Qualquer cooperativa de qualquer região do Estado pode solicitar o Programa que temos condições de atende-la”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.