Casa do Cooperativismo já tem endereço próprio

 
 
Depois de 30 anos de atuação do Sistema OCB no Pará, as cooperativas paraenses terão um espaço exclusivo dedicado ao fortalecimento do setor. A entidade oficializou acordo para a aquisição da nova Casa do Cooperativismo junto ao Sicoob Central Unicoob, que vendeu sua antiga sede para a operacionalização das atividades cooperativistas. O negócio foi confirmado no final de 2017 e a inauguração ocorre no dia 16 de abril com a participação de todas as singulares do Estado. O novo endereço é na Avenida Conselheiro Furtado, número 1693
 
 
Após o processo de reorganização administrativa do Sistema OCB/PA, uma das metas estipuladas no segundo mandato do presidente Ernandes Raiol foi a compra da nova sede. Ao longo desses 30 anos, a entidade precisou realizar diversas mudanças, o que impedia a criação de uma identidade própria. “Nossas cooperativas mereciam ter um local fixo, onde pudessem recorrer à entidade que é a representação máxima do setor, de acordo com a Lei Estadual 7.780. Por isso, eu e minha equipe trabalhamos bastante para concretizar esse sonho”, afirmou o presidente Ernandes Raiol.
 
 
O resultado veio após negociações com a Sicoob Central Unicoob, que já pretendia vender a sua sede. As singulares pertencentes ao Sistema foram incorporadas à Central do Paraná em 2015 e o espaço ultrapassou as demandas estruturais necessárias com o compartilhamento das atividades. “Conversamos com os membros das cooperativas de crédito que compõem a Central no Pará e entramos em acordo que o prédio deveria permanecer a serviço do cooperativismo. Foi uma conquista muito grande de cada singular e não gostaríamos que fosse simplesmente vendido. Por isso, as lideranças do SICOOB se mobilizaram para que a representante de todas as cooperativas do Pará, a OCB, fosse o comprador.  Também deliberamos com a Central no Paraná que aprovou a transação”, afirmou o presidente da cooperativa SICOOB UNIDAS, Carlos Edilson.
 
 
A sede comportará todas as atividades de rotina do Sistema OCB/PA, compreendendo as ações da área meio, atendimentos na área finalística, reuniões estratégicas da diretoria executiva, assim como as aulas teóricas do Programa Aprendiz Cooperativo. Para isso, a estrutura possui três andares, conta com espaço para estacionamento, amplo auditório e mais de 10 salas. O lugar estava avaliado inicialmente em R$ 4,3 milhões, valor acima da viabilidade de aquisição do Sistema OCB/PA. Entretanto, a Central reavaliou e ajustou para R$1,8 milhões. 
 
 
“Agradecemos a consciência que o Paraná teve neste sentido em valorizar a permanência da sede e ajustar o valor para a realidade do Sistema.  Destacamos o esforço do Diretor Presidente, Marino Delgado e do presidente do Conselho de Administração, Jefferson Nogaroli que tiveram vontade política para manter esse empreendimento do SICOOB com as cooperativas, não só do ramo crédito, mas de todo o setor”, explicou a Diretora da OCB/PA, Vera Almeida, que também faz parte do Sistema SICOOB.
Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.