Palestra tratará sobre Turismo Cooperativo em Parauapebas

 

No fomento a matrizes econômicas alternativas à mineração, o município de Parauapebas aposta no turismo ecológico como uma das medidas para garantir sua sustentabilidade financeira. A atividade já vem sendo desenvolvida pela Cooperativa de Ecoturismo de Carajás (COOPERTURE) que promove, em parceria com o Sistema OCB/PA e Prefeitura, uma palestra sobre o segmento na modalidade cooperativa. A programação ocorre no Plenarinho da Câmara Municipal. O professor Doutor da Universidade de Alicante (Espanha), Daniel Lopez, é o palestrante.

 

“A mineração, desenvolvida pela Vale, é o grande motor da economia regional, sendo responsável pela dinâmica direta e indireta na geração de emprego para a população. No entanto, entendemos que é necessário maturar outros ramos de atividade. Neste sentido, acreditamos que Parauapebas pode ser uma cidade turística. Temos a Floresta Nacional de Carajás cujos ambientes naturais são trabalhados pela nossa cooperativa, criada a partir de incentivo da ICMBIO. Já temos um Departamento de Turismo, configurando-se como um programa de governo do município”, explica a Conselheira de Administração da OCB/PA e cooperada da Cooperture, Áldina Chaves.

 

Na programação, participam a comitiva do Sistema OCB/PA, autoridades municipais, dirigentes de cooperativas e representantes locais da VALE. Na quarta, pela manhã, será feita a apresentação das rotas turísticas existentes, com passeio turístico na Rota Carajás. À noite,        o Prof. Doutor ministrará a Palestra “Turismo Cooperativo: um modelo de negócio ideal para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.  Ele é Doutor em Filosofia e Letras na Universidade de Alicante, sendo Professor e Diretor do Grupo Internacional da Universidade que trata sobre cooperativas, desenvolvimento rural e economia solidária, formado por pesquisadores da União Europeia e da América Latina.

 

“A riqueza do conjunto ecológico pertencente à região é enorme, sendo uma fronteira aberta carente de ser melhor aproveitada. Encontramos paisagens únicas. Por que ir para outros Estados e até fora do Brasil se temos lugares tanto quanto ou até mais belos do que os destinos popularmente procurados? Por isso, estamos dialogando e articulando com as autoridades locais modos de potencializar a atividade turística no formato cooperativo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.