Dia C é tema de artigo científico na Espanha

 

A maior corrente de voluntariado do Brasil já está repercutindo no continente europeu. O ambiente acadêmico espanhol foi apresentado no início deste mês à campanha Dia de Cooperar, uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).  A administradora e Professora Mestra do IFPA Campus Santarém, Carmem Andrade, apresentou os resultados das ações promovidas pelo Sistema OCB/PA em Congresso Internacional realizado em Toledo, na Espanha. O trabalho foi bem avaliado e um artigo completo será publicado na Revista Ciriec-España.

 

A apresentação foi feita no 17º Congresso Internacional de Investigadores em Economia Social e Cooperativas, com o tema: “A responsabilidade social das cooperativas na Amazônia Paraense: O Projeto Dia de Cooperar como exemplo de boas práticas de inclusão social”.  Carmem é estudante do Programa de Doutorado na Universidad de Alicante/Espanha e membro do Grupo Internacional de “Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios em la Unión Europea y Latinoamérica” (COODRESUEL).

 

“Posto que as cooperativas são geridas por um grupo de pessoas preocupadas em promover o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas, o objetivo foi promover uma espécie de benchmarking. Difundindo os efeitos práticos da campanha, os interessados puderam identificar o modelo e utilizá-lo em determinadas regiões, cada qual com sua particularidade, mas com foco no movimento Dia C”, explica Carmem.

 

Em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros. No Pará, a iniciativa ocorre desde 2014 e já beneficiou cerca de 50mil paraenses em 30 municípios paraenses. Anualmente, o Sistema OCB/PA elege uma cidade para sediar a celebração como capital estadual do cooperativismo.

 

 

“O Dia C é um diferencial do cooperativismo brasileiro. Estamos rompendo barreiras no Brasil e a perspectiva de futuro é ampliada ano após ano, em especial pelo apoio da ONU. A divulgação acadêmica em território europeu é um retorno prático disso. Podemos despertar na comunidade internacional um olhar específico para as ações realizadas no Brasil, em especial na Amazônia”, comenta o coordenador da campanha no Pará, Diego Andrade.

 

Desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade até 2030. O objetivo é realizar iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras.

 

A Universidade de Alicante já possui convênio de cooperação técnica com o Sistema OCB/PA para execução de atividades conjuntas. Em agosto, uma comitiva esteve em Parauapebas (PA) para participar de debates sobre o turismo cooperativo na região.  “Já realizamos algumas ações em parceria e esse projeto de pesquisa pode ser um início de atividades a serem estruturadas também na área de promoção social. O intercâmbio de boas práticas, sem dúvida, tem muito a acrescentar ao cooperativismo em ambas as regiões. Juntos, podemos fazer a diferença para um mundo cada vez melhor e mais cooperativo”, afirmo o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.