Cooperativismo inicia estruturação nacional

 

Com uma proposta de reestruturação geral, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está realizando mudanças sensíveis nos parâmetros do cooperativismo brasileiro. A ideia é alinhar o cooperativismo institucional, legal, ao que de fato existe nas cidades, comunidades, no dia a dia das pessoas, potencializar forças e, assim, fortalecer a representatividade junto aos agentes públicos e de mercado. Dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) apontam que o sistema cooperativismo está presente em 100 países, gera 250 milhões de empregos, 1 em cada 7 pessoas está associada a uma cooperativa.

 

“Esse é o momento em que estamos conhecendo cada vez mais o nosso cooperativismo, brasileiro, paraense, com suas especificidades e particularidades. O cenário está cada vez mais complexo e precisamos estar atentos e prontos para as novas oportunidades”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente da OCB/PA.

 

No cenário nacional, o cooperativismo está dividido em 13 ramos produtivos: Habitacional, Infraestrutura, Educacional, Consumo, Crédito, Trabalho, Mineral, Transporte, Saúde, Especial, Turismo e Lazer, Produção e Agropecuário. Até maio, esse número deve reduzir para 7. A maior mudança será no ramo Trabalho, que poderá incorporar o de Produção, Mineral, Especial, Educacional e Turismo e Lazer. O ramo Infraestrutura poderá incorporar o Habitacional.

 

Os critérios utilizados para essa reestruturação são: regulamentação, tributação e legislação específicas, impactos sindicais e representatividade. “Com base nesses critérios, os ramos ficarão bem mais organizados, fortalecidos, capazes de fazer frente junto aos agentes públicos e ao mercado”, explica o superintendente da OCB-PA, Júnior Serra.

 

Diagnóstico

 

Em âmbito estadual, será lançado em abril a 2ª edição do Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, com informações que servirão de base para políticas públicas e estratégias de mercado. Também apresentará os produtos e serviços das cooperativas, como forma de lança-las para todo o Estado. “Temos um hall de produtos e serviços muito rico e diversificado aqui na região. Agora, precisamos que as pessoas comecem a perceber nossos diferenciais, tanto de qualidade quanto de essência de produção. Afinal, toda a riqueza de uma cooperativa volta para a comunidade que a produz. Afinal, o cooperativismo é feito por pessoas e para as pessoas”, finaliza Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.