Unimed Belém inaugura o 1º Serviço de Ortopedia Pediátrica da Região Norte

Sempre em busca de inovações que contribuam para a saúde e bem-estar de seus clientes, a Unimed Belém inaugurou, no último dia 1º de fevereiro, o serviço de Ortopedia Pediátrica, que se destina ao tratamento e à reabilitação de lesões nos ossos, músculos e articulações, atendendo crianças de 0 a 13 anos de idade.

 

Instalado no Hospital Pediátrico da Unimed (HPU), o serviço é pioneiro na Região Norte do Brasil e sua inauguração trouxe a Belém dois especialistas: o cirurgião Claudio Santili, professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Rui Ferreira, especialista em Cirurgia da Mão pela Associação Médica Brasileira e membro titular da Federación Ibero Latinoamericana de Cirurgía Plástica e Reconstrutiva (Filacp), a maior organização de cirurgiões plásticos de língua espanhola e portuguesa. 

 

Na sexta-feira, 1º, eles ministraram um simpósio na Estação Saúde Unimed para cerca de 100 médicos cooperados da Unimed Belém, profissionais da área ortopédica infantil e estudantes de Medicina. No sábado, os médicos realizaram cirurgias ortopédicas em duas crianças, já no espaço do novo serviço especializado da cooperativa médica. 

 

INFRAESTRUTURA

Para dar suporte ao novo serviço de ortopedia pediátrica, o Hospital Pediátrico da Unimed Belém ganhou uma infraestrutura exclusiva, com mesas cirúrgicas radiotransparentes, arco cirúrgico, microscópio cirúrgico e todo o instrumental geral da cirurgia ortopédica. Para o superintende da Unimed Belém, Augusto Borborema, o novo serviço inaugurado traz maior segurança e conforto ao paciente infantil no momento da realização de cirurgia especializada, pois a Unimed Belém centralizou em um só lugar todo o serviço de ortopedia pediátrica. “Temos  ainda o suporte de UTI pediátrica e um corpo clínico especializado. O conjunto de serviços ofertados é único no Norte do Brasil”, ressaltou, informando que a cooperativa médica disponibiliza oito médicos ortopedistas pediatras no novo serviço.

 

O Dr. Paulo Braga, cirurgião ortopedista pediátrico, que atua há 25 na especialidade, participou do simpósio ortopédico e assistiu as cirurgias realizadas pelos dois especialistas convidados. “Um simpósio com especialistas como os doutores Cláudio Santili e Rui Ferreira é essencial para a atualização médica, pois foi muito além da teoria. Eles também nos ensinaram algumas técnicas que ainda não utilizamos aqui, como as cirurgias para correção de uma deformação causada pela ‘doença dos ossos de vidro’, que ainda não são feitas em Belém”, relatou.

 

Outra que também experimentou uma grande oportunidade participando do simpósio ortopédico foi a estudante de Medicina da UEPA, Dora Fonseca, que está no 8º semestre. “Tenho no meu professor, o doutor Rui Barros, um grande mentor, que incentivou a me especializar em cirurgias do plexo braquial e microcirurgia das mãos. Então, participar deste simpósio com grandes especialistas nacionais só me fez confirmar o que eu já havia planejado. Excelente a iniciativa da Unimed Belém em promover o evento”, festejou.

 

 

DIFERENCIAL

Além de professor da UEPA, o médico Rui Barros – com larga experiência em cirurgião da mão –, foi o organizador do Simpósio de Ortopedia. Ele é membro do Conselho de Administração da Unimed Belém e destaca que o novo serviço de ortopedia pediátrica é imprescindível, pois até então, a saúde suplementar tinha dificuldades em executar procedimentos ortopédicos em crianças, justamente por falta dos equipamentos que agora foram adquiridos pela cooperativa. “Temos o grande diferencial de proporcionar condições clínicas em um só local, onde o médico ortopedista recebe suporte do pediatra de plantão e vice-versa, melhorando a qualidade da assistência médica, podendo realizar um serviço completo de ortopedia no Pará como cirurgias da mão, joelho e do quadril”, enfatizou.

 

 

PIONEIRISMO

O doutor Claudio Santili operou uma criança com a doença conhecida como ‘síndrome  dos ossos de vidro’, uma desordem rara do tecido conjuntivo de caráter genético e hereditário, cientificamente conhecida como Osteogênese Imperfeita. A doença é conhecida por esse nome pelo acometimento nos ossos que ficam fracos e quebram com facilidade. Ele avaliou como muito positiva a iniciativa da Unimed Belém em criar um serviço de ortopedia pediátrica com atenção às patologias do desenvolvimento infantil. “Essas crianças eram tratadas por generalistas e, com a implantação da especialidade, haverá melhorias no atendimento, prognósticos e resultados dos tratamentos. Há uma carência muito grande de serviços especializados em ortopedia pediátrica. Até mesmo em São Paulo, há poucos hospitais que se dedicam, exclusivamente, ao tratamento de crianças e menos ainda ao trato ortopédico infantil”, garantiu.

O doutor Rui Ferreira, que faz parte do movimento SOS Mãos Recife, veio a Belém para realizar a cirurgia de uma lesão do plexo-braquial ao nascimento, que é a paralisia dos nervos que comandam os membros superiores. Ele avaliou como muito importante o novo espaço disponibilizado pela Unimed Belém. “Fazemos trabalho social e temos vários pacientes do Norte que vão para Recife se tratar, com custos muitos altos para o Estado. Realizamos microcirurgias para implantes e transferências de dedos dos pés para as mãos, em casos de crianças que nascem sem o dedo, e a gente faz a pinça para lhe dar mobilidade. Agora, a nossa experiência será também compartilhada com os ortopedistas pediatras paraenses, que poderão fazer as cirurgias de seus pacientes aqui no Estado mesmo”, explicou.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.