OCB se reúne com parlamentares do Norte

 

Lideranças do movimento cooperativista no Norte se reuniram com deputados e senadores que representam a região no Congresso Nacional. O evento, ocorrido  na última quarta (27), foi realizado na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Brasília. O assunto principal da pauta: o cooperativismo como ator-chave para o desenvolvimento dos estados.

 

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que o cooperativismo já faz e pode fazer muito mais pelo Brasil. “Nosso modelo de negócios é baseado da união das pessoas em prol de um mesmo objetivo. E é isso que queremos para o Norte. Unir as pessoas para que, juntas, encontrem soluções coletivas para suas necessidades e, assim, melhorem sua qualidade de vida”, disse a liderança, que também explicou um pouco sobre como a OCB trabalha pelo fortalecimento das cooperativas do país.

 

O mesmo foi feito pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo. Ele fez questão de destacar a necessidade de um trabalho eficaz e comprometido com a causa cooperativista, no âmbito do Congresso Nacional, para que o setor continue ajudando o país a crescer. Na oportunidade, Evair convidou os colegas a compor a Frencoop, para atuar junto com a OCB na representação do cooperativismo no Congresso Nacional.

 

O deputado José Ricardo, do Amazonas, também fez questão de deixar seu recado. “O cooperativismo é o caminho para ajudar as comunidades que vivem no interior amazonense a escoar sua produção e, assim, se desenvolverem”, enfatizou.

 

A gerente de Relações Institucionais da OCB, Fabíola Nader Motta, mostrou, em números, a atuação das mais de 1,2 mil cooperativas nortistas para melhorar os indicadores socioeconômicos da região. Ela explicou, por exemplo, que juntas, essas cooperativas reúnem cerca de 280 mil cooperados e geram quase 14 mil empregos formais. Veja abaixo outros números:

 

 

RONDÔNIA

Mais de 15% do sistema financeiro do estado é formado por cooperativas de crédito, o que torna Rondônia um dos destaques no indicador maior presença de mercado.

 

PARÁ

A Cooperativa Brasileira de Energia Renovável – Coober, a primeira de geração de energia elétrica renovável do Brasil, está situada em Paragominas. O modelo é um case de grande potencial de crescimento no país, gerando energia fotovoltaica sustentável para a região e reduzindo a conta de luz dos cooperados.

A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu – Camta, é um exemplo mundial em fruticultura agroflorestal. Produzindo mais de 5 milhões de quilos de polpa/ano de frutas, a cooperativa exporta atualmente para os mercados dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão e Argentina.

 

AMAZONAS

A Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru - Coomapem surgiu há 50 anos, com o objetivo de explorar de forma sustentável a diversidade da região amazônica, sendo uma das líderes nacionais na produção das fibras de malva e juta. Atualmente, milhares de pessoas no estado trabalham com o beneficiamento e a venda da fibra que dá origem às sacas.

 

TOCANTINS

A Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi – Cooperfrigu é um case de sucesso no que tange à exportação de carnes, atendendo mais de 100 países atualmente, com destaque para o mercado que desenvolveu no Oriente Médio, conhecido por seu alto nível de exigência.

 

RORAIMA, PARÁ, AMAPÁ, AMAZONAS E ACRE

A Federação das Unimeds dos Estados da Amazônia (Unimed/FAMA) é uma das maiores federações de cooperativas médicas do país, congregando uma carteira de 45 mil beneficiários, que se somam aos beneficiários das cooperativas singulares vinculadas à Federação, nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Acre.

 

AGRICULTURA FAMILIAR

A região Norte se destaca também pela grande prevalência de cooperativas formadas por agricultores familiares. Como resultado dessa atuação, e em interlocução com o Sistema OCB, o modelo de negócios tem se destacado por sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

PARLAMENTARES PRESENTES

 

Senador Sérgio Petecão (PSD/AC)

Senadora Mailza Gomes (PP/AC)

Deputado Jesus Sérgio (PDT/AC)

Deputado José Ricardo (PT/AM)

Deputado Capitão Alberto Neto (PRB/AM)

Deputado Marcelo Ramos (PR/AM)

Deputado Sidney Leite (PSD/AM)

Deputado Delegado Pablo (PSL/AM)

Deputado Joaquim Passarinho (PSD/PA)

Deputado Célio Moura (PT/TO)

Deputado Osires Damaso (PSC/TO)

Deputado Lúcio Mosquini (MDB/RO)

Senador Mecias de Jesus (PRB/RR)

Deputado Evair de Melo (PP/ES)

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.